METODOLOGIA ANÁLISE SWOT

Antecipadamente, a metodologia SWOT te auxilia a identificar e documentar as forças, oportunidades (Ambiente interno) fraquezas e ameaças (ambiente externo). Afinal, o objetivo da análise SWOT é saber com clareza as vantagens competitivas, brechas de mercado, pontos de melhoria e fatores que possam ameaçar a continuidade do negócio.

Como a análise SWOT contribui para o planejamento estratégico?

A análise SWOT (análise F.O.F.A em português), assim também chamada de Matriz SWOT, é uma ferramenta administrativa que auxilia a mensurar influências internas e externas, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis ao negócio. Por meio da análise dessas influências é possível criar um planejamento estratégico mais coerente e objetivo.

METODOLOGIA ANÁLISE SWOT

Conheça as 4 etapas da Análise SWOT:

-FORÇA (Strenghts): São as vantagens oferecidas em relação ao mercado. Logo, nesta etapa relacionada ao diferencial competitivo da empresa, nível de conhecimento do segmento e tecnologias disponíveis. Assim como também a qualificação dos profissionais, reputação, recursos físicos, e outros fatores internos.

-OPORTUNIDADES (Opportunities): Nesta etapa é fundamental identificar as forças e como elas podem potencializar oportunidades de negócio. Portanto, são avaliados aspectos como possíveis soluções para problemas sem atendimento satisfatório em nichos de mercado, influências sociais. Como também políticas econômicas, tecnológicas e demais que possam ser favoráveis ao negócio.

-FRAQUEZAS (Weaknesses): São fatores que impedem resultados potencialmente melhores. Assim, nesta etapa são verificados aspectos como motivos que contribuem para reclamação por parte dos clientes, perda de vendas, ineficiência de campanhas de marketing. Assim como gargalos operacionais, baixa produtividade, entre outros fatores internos.

-AMEAÇAS (Threats): Nesta etapa serão avaliados os fatores que possam representar ameaças ao negócio. Em relação as fraquezas, avalie quais são aquelas que se não trabalhadas corretamente podem impactar maior ameaça ao modelo de negócio. Como por exemplo: Oscilações econômicas, ambientais, adaptações a novas tecnologias, mudanças culturais e de legislação; entre outras influências externas podem representar algum grau de ameaça para o negócio.

CONCLUSÃO:

Portanto, com o uso desta metodologia, a necessidade de medidas simples ou complexas podem ser identificadas. Como por exemplo, a aplicação da análise SWOT, uma organização pode descobrir que manter os mesmos recursos e apenas mudar o foco nos serviços oferecidos pode representar um resultado muito melhor. Ou até mesmo a necessidade de um novo investimento de longo prazo pode apontar para um cenário promissor.

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TÚLIO MARTINS

2 comentários em “METODOLOGIA ANÁLISE SWOT”

  1. Caro Túlio, as Forças e as Fraquezas são avaliadas no Ambiente Interno, enquanto que as Oportunidades e as Ameaças o são no Ambiente Externo.
    Atenciosamente,
    Prof. Paulo Lindgren

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