A Filosofia Kaizen como ferramenta de melhoria contínua

Primeiramente, kaizen significa a melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, a fim de se agregar mais valor com menos desperdício.

Certamente a melhoria contínua pode ser operacionalizada nas empresas por meio do kaizen. O termo kaizen é definido como melhoramento contínuo, sendo que tem por objetivo a promoção de melhoramentos sucessivos e constantes, ou seja, mais e menores passos de melhoramento incremental.

É comum se pensar somente nas grandes melhorias, porém pequenas mudanças podem resultar em grandes mudanças na qualidade e na produtividade. A melhoria não é um fim em si própria, portanto precisa ser contínua. Segundo ROTHER & SHOOK (1999), há dois níveis de kaizen:

  • Fluxo: ou de sistema, que enfoca no fluxo de valor, dirigido ao gerenciamento;
  • Processo: que enfoca em processos individuais, dirigido às equipes de trabalho e líderes de equipe;

O processo de melhoria é uma filosofia básica para atingir a excelência de produtos e processos. O termo em japonês para melhoria contínua é Kaizen: kai (mudança) e zen (melhor), ou seja, mudar para melhor.

A metodologia abordada no kaizen segue uma sequência de 7 passos (steps):

kaizen-muito-mais-que-melhoria-continua
  1. Step1 – Escolher o problema;
  2. Step2 – Entender o problema e definir prazos;
  3. Step3 – Planejar a atividade e definir o time envolvido;
  4. Step4 – Análise da Causa: realizar o brainstorming;
  5. Step5 – Considerar e implementar contramedidas;
  6. Step6 – Aplicar as 5 perguntas para defeito zero;
  7. Step7 – Padronizar a documentação em procedimentos operacionais, até a solução do problema, iniciando com escolha do problema a ser desenvolvido.

Basicamente, trata-se de entender o problema, planejar as atividades a serem executadas, promover a análise da causa, considerando o uso de contramedidas, sendo essas, provisórias ou permanentes, checar os resultados obtidos com o Kaizen, e por fim, padronizar e estabelecer controles para o processo.

Kaizen
Kaizen

Porém, para que o Kaizen seja fator de sucesso, todos os colaboradores da organização deverão estar envolvidos no processo de melhoria, sendo capazes de detectar quaisquer anomalias que constituem desperdício e propor soluções para eliminá-las, contando para isso com o apoio de superiores.

TÚLIO MARTINS

4 comentários em “A Filosofia Kaizen como ferramenta de melhoria contínua”

  1. Os matérias que você disponibiliza são temas atuais de fácil compreensão e utilizados nas empresas.

    Parabéns!

Os comentários estão encerrado.