Primeiramente, kaizen significa a melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, a fim de se agregar mais valor com menos desperdício.
Certamente a melhoria contínua pode ser operacionalizada nas empresas por meio do kaizen. O termo kaizen é definido como melhoramento contínuo, sendo que tem por objetivo a promoção de melhoramentos sucessivos e constantes, ou seja, mais e menores passos de melhoramento incremental.
É comum se pensar somente nas grandes melhorias, porém pequenas mudanças podem resultar em grandes mudanças na qualidade e na produtividade. A melhoria não é um fim em si própria, portanto precisa ser contínua. Segundo ROTHER & SHOOK (1999), há dois níveis de kaizen:
- Fluxo: ou de sistema, que enfoca no fluxo de valor, dirigido ao gerenciamento;
- Processo: que enfoca em processos individuais, dirigido às equipes de trabalho e líderes de equipe;
O processo de melhoria é uma filosofia básica para atingir a excelência de produtos e processos. O termo em japonês para melhoria contínua é Kaizen: kai (mudança) e zen (melhor), ou seja, mudar para melhor.
A metodologia abordada no kaizen segue uma sequência de 7 passos (steps):
- Step1 – Escolher o problema;
- Step2 – Entender o problema e definir prazos;
- Step3 – Planejar a atividade e definir o time envolvido;
- Step4 – Análise da Causa: realizar o brainstorming;
- Step5 – Considerar e implementar contramedidas;
- Step6 – Aplicar as 5 perguntas para defeito zero;
- Step7 – Padronizar a documentação em procedimentos operacionais, até a solução do problema, iniciando com escolha do problema a ser desenvolvido.
Basicamente, trata-se de entender o problema, planejar as atividades a serem executadas, promover a análise da causa, considerando o uso de contramedidas, sendo essas, provisórias ou permanentes, checar os resultados obtidos com o Kaizen, e por fim, padronizar e estabelecer controles para o processo.
Porém, para que o Kaizen seja fator de sucesso, todos os colaboradores da organização deverão estar envolvidos no processo de melhoria, sendo capazes de detectar quaisquer anomalias que constituem desperdício e propor soluções para eliminá-las, contando para isso com o apoio de superiores.
Muito top!
Muito obrigado!
Os matérias que você disponibiliza são temas atuais de fácil compreensão e utilizados nas empresas.
Parabéns!
Muito obrigado Sandro, fico feliz que os materiais estão sendo úteis.