Senso de disciplina

O 5º S dos 5S´s – Senso de disciplina – Shitsuke

O senso de disciplina, o 5º S dos 5S´s – Shitsuke, todavia procura a manutenção da nova ordem estabelecida. Inegavelmente, implica cumprir rigorosamente as normas e tudo aquilo que for decidido pelo grupo. Portanto, considera-se a disciplina como um sinal de respeito aos outros. Assim, à medida que as pessoas se mantêm comprometidas com o fiel cumprimento dos padrões técnicos e éticos, é produzida uma evidente melhoria individual e organizacional. Contudo, este último senso apregoa a luta permanente para manter e melhorar os quatro sensos anteriores e a capacidade de fazer as coisas como devem ser feitas, demonstrando como, em definitivo, os cinco sensos estão interligados.

Em sentido amplo, o senso de disciplina pode ser expresso, no 5S, como:

“Ter todas as pessoas comprometidas com o cumprimento dos padrões técnicos e éticos e com a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional” (Silva, 1996).

Ter o senso de disciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o “querer de fato”, “ter vontade de”, “se predispor a”.

Procura corrigir o comportamento inadequado das pessoas e consiste em uma nova fase, onde todos deverão moldar seus hábitos. Todos na organização devem seguir e comprometer-se com as normas, os padrões e os procedimentos formais e informais e introduzindo os conceitos de kaizen na vida pessoal (hábitos), profissional (aquisição de conhecimentos) e na empresa como um todo.

Segundo Habu et al (1992), “quando a disciplina (SHITSUKE) se consolida, pode se dizer que o 5S como um todo também se consolida”.

Autodisciplina
Autodisciplina

Este senso é mais difícil de ser implementado, pois envolve mudança de comportamento. E como é intrínseco ao ser humano a resistência a mudanças, quer seja por medo, comodismo ou interesse, torna-se abstruso mudar a cultura da organização, que é composta por relações técnicas (hábitos relativos à realização das tarefas) e relações sociais (hábitos relativos aos relacionamentos interpessoais).

SHITSUKE (Senso de Autodisciplina)

é cumprir rigorosamente o que for estabelecido. É respeitar ao próximo. A autodisciplina é o estágio mais elevado do ser humano, pois representa a educação comportamental.

A disciplina consiste na realização de forma espontânea por parte das pessoas de todas as tarefas abordadas anteriormente, com o envolvimento de todos e máximo esforço para manter as tarefas sendo executadas de maneira correta. Pode-se dizer que: “Não se esqueça: tirou, guardou; abriu, fechou; emprestou, devolveu; acabou, repôs; estragou, consertou; saiu; voltou”. Ou seja, desenvolver na consciência de cada colaborador que qualquer tarefa que for iniciada necessita ser terminada (Ballestero-Alvarez, 2001).

Este é o senso de maior acuidade no 5S, não que os demais não tenham importância, mas por ser aquele que trabalha a dimensão social (hábitos, valores, comportamentos e crenças), aquele que faz com que os indivíduos “aprendam a aprender”.

O conceito kaizen (melhoria contínua) se torna introito à vida pessoal, profissional e empresarial, facilitando a introdução de “Políticas da Qualidade” na empresa. etc.

Finalmente, para o quinto S, senso de disciplina, SHITSUKE, as perguntas elaboradas foram:

Shitsuke
Shitsuke
  1. Todos conhecem suas responsabilidades dos 5S’s (aconselhável teste prático com funcionários novos e antigos)?
  2. Os 5S’s são abordados e considerados como pontos importantes no local de trabalho (checar o grau de aplicação)?
  3. Existe análise de causa para o não cumprimento dos itens pendentes no mês?
  4. Qual o grau de motivação dos funcionários com a prática do 5S?

TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

Baixe agora!

checklist 5S grátis agora!