SEIKETSU: Padronização

O 4º S dos 5S´s – Senso de saúde ou higiene – Seiketsu

Senso de saúde ou higiene – Seiketsu, ora, o quarto senso é denominado de formas diferentes segundo diversos autores: senso da saúde, higiene ou padronização. Assim, este refere-se ao estágio alcançado com a prática dos três sensos anteriores, acrescido de hábitos rotineiros de higiene, segurança no trabalho e saúde mental. Portanto, excesso de materiais, má ordenação e sujeira são, reconhecidamente, causas de acidentes de trabalho e estresse. Enfim, é preciso combater essas causas já significa grande iniciativa para conservar a vida da empresa e dos empregados em boas condições.

O seiketsu é traduzido como asseio, pois, o que implica conservar a higiene, sem descuidar os estágios de organização, ordem e limpeza alcançados, padronizando hábitos, normas e procedimentos. Entretanto, este quarto senso consiste na padronização, objetivando manter a organização, a arrumação e a limpeza contínua e constantemente. Enfatiza o gerenciamento visual, a manutenção das condições-padrão, permitindo agir com rapidez.

SEIKETSU (Senso de Asseio)

É procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima.

Em uma frase significa: “Manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde” (Silva,1996).

Saúde e higiene no trabalho
Saúde e higiene no trabalho

Portanto, consiste basicamente em garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (banheiros, cozinha, restaurantes etc.), zelar pela higiene pessoal, gerar e disponibilizar informações e comunicados de forma clara e, no sentido mais amplo do senso, ter ética no trabalho e manter relações interpessoais saudáveis, tanto dentro quanto fora da empresa. Porém, este senso é de vital importância para assegurar a manutenção dos 3S iniciais, pois a melhoria da qualidade de vida no trabalho estimula a adesão e comprometimento de todos (com a nova filosofia de trabalho).

A busca da melhora do ambiente de trabalho desenvolve nas pessoas a perspectiva de querer trabalhar em um ambiente limpo, o que traz como consequência a mudança de hábito de seus colaboradores no que se refere à saúde pessoal de cada indivíduo.

Como visto este senso busca condições favoráveis à integridade tanto física quanto mental dos trabalhadores. Todavia, hábitos como não fazer o que é prejudicial; não estabelecer condições mínimas de asseio, definem o que é o SEIKETSU.

As perguntas para o quarto S, senso de saúde ou padronização, SEIKETSU foram:

Seiketsu
Seiketsu
  1. Os EPI’s estão sendo usados adequadamente e estão em conformidade com a APT?
  2. A higiene pessoal demonstra asseio?
  3. Os EPC’s estão em condições de uso e são em número suficiente?
  4. As normas de segurança são conhecidas pelos empregados, quando aplicável?
  5. De maneira geral a higiene e organização do local de trabalho é mantida diariamente?
  6. Existe ventilação, luminosidade e proteção acústica adequada no local de trabalho?
  7. A postura ergométrica adotada pelos empregados é adequada?
  8. São observadas condições inseguras na área de trabalho e estas são reportadas?
  9. Os documentos existentes na área são de fato necessários e estão atualizados e disponíveis para consulta (normas, procedimentos, APT’s)?
  10. Os empregados cumprem os horários de parada e retorno ao trabalho?
  11. Os empregados são pontuais quanto às reuniões programadas?
  12. Está definido um esquema para manutenção e organização dos armários?
  13. Existe um esquema de manutenção do 5S e evidência de sua execução?
  14. Existem indicadores e avisos que permitam ver as condições de progresso/manutenção do 5S’s na área?
  15. Está definido um esquema para envolvimento de novatos no departamento para com o 5S?
  16. Assuntos de 5S são discutidos pelo menos 1 vez por semana?
  17. A inspeção nos equipamentos é diária, através de check-list e de acordo com as normas?
  18. As técnicas usadas na execução das tarefas estão previstas nos procedimentos, e estes estão disponíveis para consulta?
  19. Existem evidências de padronização da implantação do 5S (padronização de documentação, layout, segurança, cores de tubulações, etc.…)?
  20. Existe documentação para assegurar a manutenção do estágio do S alcançado (ex: foto do local identificando qual o padrão daquela área, procedimento para colocação de materiais na área)?
  21. Existe verificação sistemática dos procedimentos e padrões?
TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

Baixe agora!

checklist 5S grátis agora!