KPIs é a sigla de Key Performance Indicator, uma estratégia de gestão, são “veículos de comunicação”, pois permitem que os corpos de gestores de uma organização comuniquem aos seus liderados o quão eficiente um processo é e como está seu desempenho ao longo de um período determinado.
Indicador-chave de desempenho, são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, portanto focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão permitindo que seus objetivos sejam alcançados.
O objetivo dos indicadores de desempenho portanto é medir o que está sendo realizado e gerenciar de forma adequada para o cumprimento das metas ou departamentais propostas. Um sistema de indicadores deve auxiliar na medição e controle do desempenho, e apontar a melhor direção para melhoria do desempenho da operação.
Os indicadores representam formas quantificáveis de produtos e processos, são utilizados para melhorar e realizar o acompanhamento dos resultados.

Os tipos de KPIs (indicadores) são:
- Indicadores de Produtividade: medem os recursos consumidos relacionados com as saídas de processos.
- Indicadores de Qualidade: priorizam a satisfação dos clientes e as características de produtos ou serviços.
- Indicadores de Efetividade: identificam as consequências dos produtos ou serviços.
- Indicadores da Capacidade: analisa a capacidade de resultado no processo através de suas entradas e saídas por unidade de tempo.
- Indicadores Estratégicos: informam quanto à organização se encontra na direção dos seus objetivos, refletindo no desempenho em relação aos fatores decisivos de sucesso.
“Os indicadores de desempenho podem ser divididos em três Grupos: Indicadores económicos, Indicadores técnicos e Indicadores organizacionais.”
Como definir um indicador de performance da manutenção (KPIs) útil? Um método muito utilizado é o SMART, que é definido pelas letras que o compõem da seguinte forma:

O que é ferramenta Smart?
A ferramenta SMART foi criada por Peter Drucker e,por fim, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente.
Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based.
Para representar o progresso, um planejamento smart deve ser:
- Específico: O objetivo deve ser específico, assim facilmente entendido por qualquer pessoa;
- Mensurável: O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração;
- Alcançável: Atingível, ou seja, o objetivo deve ser ousado, porém dentro de uma realidade possível;
- Relevante: A sua meta deve ser relevante para você, ou seja, o seu esforço será recompensado quando alcançar a meta;
- Temporal: Portanto seu objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado. Sem uma data específica, certamente ele pode acabar sempre despriorizado dentro da rotina de trabalho.
Sempre monitore o desempenho das ações! Mantenha todo o time envolvido! Apresente os resultados!
Ter em mente: Qual resultado que pretendemos chegar? Quando chegaremos ao resultado? Como chegaremos?
KPIs E KAIs, quais as diferenças ?
O KPI representa um resultado da melhoria do projeto.Por exemplo: Indicadores de Capacidade, Produtividade, Qualidade, Segurança, entre outros.
KAI (do inglês: Key Activity Indicator): Indicadores chaves de atividades.
KAI representa um processo para atingir um objetivo de melhoria do projeto. Por exemplo: Indicadores de quantidade de Projetos, Programa de ideias, Treinamentos, total envolvimento dos funcionários, moral, dentro outros.

Excelente Trabalho! Parabéns
Muito obrigado Roger! Sucesso!
Ótimo conteúdo, parabéns.
Muito obrigado!