KPIs - Indicador chave de desempenho

KPIs – Indicador chave de desempenho

KPIs é a sigla de Key Performance Indicator, uma estratégia de gestão, são “veículos de comunicação”, pois permitem que os corpos de gestores de uma organização comuniquem aos seus liderados o quão eficiente um processo é e como está seu desempenho ao longo de um período determinado.

Indicador-chave de desempenho, são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, portanto focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão permitindo que seus objetivos sejam alcançados.

O objetivo dos indicadores de desempenho portanto é medir o que está sendo realizado e gerenciar de forma adequada para o cumprimento das metas ou departamentais propostas. Um sistema de indicadores deve auxiliar na medição e controle do desempenho, e apontar a melhor direção para melhoria do desempenho da operação.

Os indicadores representam formas quantificáveis de produtos e processos, são utilizados para melhorar e realizar o acompanhamento dos resultados.

Os tipos de KPIs (indicadores)

Os tipos de KPIs (indicadores) são:

  • Indicadores de Produtividade: medem os recursos consumidos relacionados com as saídas de processos.
  • Indicadores de Qualidade: priorizam a satisfação dos clientes e as características de produtos ou serviços.
  • Indicadores de Efetividade: identificam as consequências dos produtos ou serviços.
  • Indicadores da Capacidade: analisa a capacidade de resultado no processo através de suas entradas e saídas por unidade de tempo.
  • Indicadores Estratégicos: informam quanto à organização se encontra na direção dos seus objetivos, refletindo no desempenho em relação aos fatores decisivos de sucesso.

“Os indicadores de desempenho podem ser divididos em três Grupos: Indicadores económicos, Indicadores técnicos e Indicadores organizacionais.”

Como definir um indicador de performance da manutenção (KPIs) útil? Um método muito utilizado é o SMART, que é definido pelas letras que o compõem da seguinte forma:

Metas SMART

O que é ferramenta Smart?

A ferramenta SMART foi criada por Peter Drucker e,por fim, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente.
Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based.

Para representar o progresso, um planejamento smart deve ser:

  • Específico: O objetivo deve ser específico, assim facilmente entendido por qualquer pessoa;
  • Mensurável: O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração;
  • Alcançável: Atingível, ou seja, o objetivo deve ser ousado, porém dentro de uma realidade possível;
  • Relevante: A sua meta deve ser relevante para você, ou seja, o seu esforço será recompensado quando alcançar a meta;
  • Temporal: Portanto seu objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado. Sem uma data específica, certamente ele pode acabar sempre despriorizado dentro da rotina de trabalho.

Sempre monitore o desempenho das ações! Mantenha todo o time envolvido! Apresente os resultados!

Ter em mente: Qual resultado que pretendemos chegar? Quando chegaremos ao resultado? Como chegaremos?

KPIs E KAIs, quais as diferenças ?

O KPI representa um resultado da melhoria do projeto.Por exemplo: Indicadores de Capacidade, Produtividade, Qualidade, Segurança, entre outros.

KAI (do inglês: Key Activity Indicator): Indicadores chaves de atividades.

KAI representa um processo para atingir um objetivo de melhoria do projeto. Por exemplo: Indicadores de quantidade de Projetos, Programa de ideias, Treinamentos, total envolvimento dos funcionários, moral, dentro outros.

TÚLIO MARTINS

4 comentários em “KPIs – Indicador chave de desempenho”

Os comentários estão encerrado.