MANUTENÇÃO LEAN

Manutenção Lean

A Manutenção Lean pode ser definida como um sistema de Manutenção proativa que utiliza atividades planejadas e programadas, fundamentadas na Manutenção Produtiva Total (TPM). Sendo assim, é desenvolvida a partir de uma estratégia de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM). E é praticada por grupos de trabalhos autónomos que aplicam ferramentas de melhorias específicas (5S, eventos de melhoria Kaizen, Manutenção autônoma) e por técnicos de Manutenção multifuncionais.

O objetivo básico da Manutenção Lean é garantir a confiabilidade dos equipamentos. Os objetivos parciais consistem, por exemplo, na gestão de carga de trabalho, redução do tempo de parada dos equipamentos. Assim como a garantia da eficácia do trabalho, a aplicação de práticas que otimizem o trabalho. Bem como a criação e aplicação de medidas de desempenho, análise de dados relevantes de controle de processos e garantia da qualidade do serviço prestado (indicadores).

Um ambiente de Manutenção Lean necessita da abordagem do tipo “aprender ver”, com o objetivo de encontrar obstáculos (desperdícios) que devem ser removidos.

A implementação de filosofia Lean na Manutenção

Contudo, a implementação de filosofia Lean na Manutenção visa melhorar o planeamento e a programação das atividades, aumentar a produtividade. Da mesma forma, motivar os funcionários, ajudar na introdução de novos hábitos e novas atitudes no trabalho. E ainda identificar os desperdícios que devem ser eliminados. De fato, a Manutenção Lean está altamente dependente dos equipamentos e de sistemas confiáveis para atingir todo o potencial.

Tem também o apoio da engenharia de Manutenção e confiabilidade, que identifica as causas de falhas (RCA), analisa as falhas dos componentes, análise da eficácia dos procedimentos de Manutenção, faz uma análise da Manutenção preditiva, elabora tendências e análise de resultados da monitoração da condição.

Os inventários de componentes necessários e ferramentas a utilizar devem ser precisos para garantir a realização eficaz da Manutenção aos equipamentos. Portanto. deveram existir almoxarifados de peças colocados próximos dos equipamentos, são essenciais para garantir que não há desperdício de tempo à procura de peças ou ferramentas.

A Manutenção Lean

A Manutenção Lean é aplicação da filosofia Lean…

A Manutenção Lean é aplicação da filosofia Lean, ferramentas e técnicas, à função Manutenção. O objetivo desta aplicação é similar aos princípios de aplicação do Lean na Manutenção. Num ambiente de Manutenção Lean, o mais importante é maximizar a eficiência das operações e do pessoal de Manutenção. O objetivo é otimizar a utilização dos recursos disponíveis.

TÚLIO MARTINS

3 comentários em “Manutenção Lean”

Os comentários estão encerrado.

WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

tenho uma oferta para você!

E-book-TPM-01

Sua oportunidade de adquirir um manual de TPM Completo para você avalancar os resultados de qualquer empresa + Bônus!