Restauração, Melhoria Focada e Sistêmica

Melhoria Focada

São melhorias das condições atuais que abrangem uma operação, um componente, um defeito, enfim, algo bem específico. São desenvolvidas através de Kaizens, baseados no ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir).

Orientado para solução/melhoria de temas específicos e identificados individualmente.

Por exemplo: mudança de layout, mudança de tipo de componente, mudança de concepção, nova proteção, prolongamento da vida útil, redução do estoque, etc.

Por exemplo: No final da linha de montagem de portas, verificou-se um reclamação por parte dos operadores da dificuldade de montagem do painel de portas. Na última semana o tempo necessário para esta operação dobrou devido à necessidade de ajustes das travas de fixação.

Melhoria sistêmica

São melhorias estruturais e gradativas que abrangem toda uma área ou processo. São desenvolvidas através dos 7 passos dos pilares de Segurança, Manutenção Autônoma, Organização do Posto de Trabalho, Manutenção Profissional.

Orientado para solução de temas genéricos e não identificados individualmente.

Outros exemplos: 5s, Kanban, sistemas de coleta de dados, etc.

  • 5S;
  • MANUTENÇÃO AUTÔNOMA;
  • MANUTENÇÃO PLANEJADA;
  • CONTROLE DE QUALIDADE;
  • ATIVIDADES DE TREINAMENTO.

Por exemplo: Foi implementado o sistema de manutenção autônoma na linha de montagem dos motores.

Uma abordagem sistemática atuaria sobre toda área. Por exemplo: área modelo de PM;
Uma abordagem focalizada atuaria sobre itens específicos. Por exemplo: excesso de estoque material A.

As duas abordagens podem trabalhar simultaneamente. Abordagem focalizada “dentro” da abordagem sistêmica

Restauração

A perda ou não utilização dos padrões certamente acarretará algum problema. A restauração deste padrão (condição ou procedimento), ou seja, a mudança realizada para que se possa atingir o padrão estabelecido é um pré-requisito para o Kaizen. Exemplos: repintura, colocar atividades conforme ciclo, colocar parâmetros conforme ficha técnica, trocar componentes danificados, etc.

Orientado para solução de problemas devido perda/ deterioração das condições estabelecidas, tem por objetivo elimina os fenômenos de perdas esporádicas;

Por exemplo: No processo de usinagem uma característica dimensional é controlada através de carta CEP. Ontem devido a uma experiência com um novo fornecedor de aço, o gráfico das médias mostrou vários pontos fora de controle.

TÚLIO MARTINS

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