O 5s e a facilidade de manutenção

O 5s e a facilidade de manutenção

Defeitos e falhas em maquinas e equipamentos podem ter várias causas. Muitos são resultantes de procedimentos impróprios, por exemplo, afrouxamento de parafusos, lubrificação inadequada, riscos em superfícies lisas, método inadequado para remoção de materiais estranhos, etc. Descarte de peças e componentes obsoletos e velhos previne a sua aplicação em maquinas e equipamentos.

A ordenação de peças, materiais e componentes permite a execução de reparos mais rapidamente. Ordenação de óleos lubrificantes, como por exemplo a associação de cores dos tipos de óleo e graxa com as graxeiras e pontos de lubrificação pode ajudar a prevenir a utilização de óleo/graxa inadequada. Assim a limpeza tem uma profunda associação com manutenção.

A identificação de pequenos defeitos durante a limpeza, pode prevenir falha no futuro.

Portanto, o asseio é importante, na prevenção de ferrugem, atentando para seus possíveis agentes causadores tais como roupa das pessoas que trabalham em manutenção (roupa molhada, com poeira ou lama, suja de óleo), prateleiras construídas com madeira verde (úmida), piso da oficina com lama, poeira, água, ar empoeirado, dentre outros.

Em oficinas, várias peças defeituosas são produzidas pela utilização incorreta de peças, materiais e ferramentas. Por exemplo, a furação de uma peça que deveria ser feita em polegada pode ser feita em milímetros ou vice-versa, o que significa retrabalho e/ou desperdício.

O método de estocagem e guarda de instrumentos de medição, peças, materiais, ferramentas, etc. tem relação direta com a ocorrência de arranhões, distorção de dimensão, oxidação, ruptura e quebra. Como podemos perceber, a adoção dos conceitos 5S pode ser um aliado na melhoria da qualidade da manutenção, na facilidade de manutenção, bem como na prevenção de falhas e defeitos.

O ambiente de trabalho limpo e bem organizado impacta diretamente na preservação e manutenção das máquinas e recursos. A principal razão disso é conseguir separar quais peças e materiais ainda estão bons para serem utilizados, enquanto o restante deve ser avaliado e descartado.

O acúmulo de poeira e sujeira também é responsável por manutenções mais recorrentes, além ajudar na deterioração precoce do maquinário.

O 5s e a facilidade de manutenção

O Programa 5S aplicado a manutenção

Esses conceitos à manutenção, podemos tomar as seguintes providências:

  • manter máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos e organizados;
  • manter integridade da infraestrutura do local de trabalho, minimizando ou eliminando sujeira, umidade e acúmulo de material desnecessário;
  • cumprir procedimentos de trabalho e recomendações de segurança na realização de todas as tarefas;
  • descartar resíduos dos processos de manutenção nos locais adequados, separando-os por tipo e destinação;
  • observar as próprias condições de saúde e as de seus colegas, informando aos superiores qualquer problema que possa comprometer a saúde ou segurança do grupo.

Todavia, a convivência com os cinco sensos apresentados leva os indivíduos a compreenderem melhor o seu papel dentro de uma organização. E assim os torna parte da pirâmide dos resultados alcançados, fazendo nascer a consciência de que é preciso ser disciplinado mesmo quando não há cobranças.

Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.

Aprendeu como o 5s é a facilidade de manutenção?

TÚLIO MARTINS

1 comentário em “O 5s e a facilidade de manutenção”

Os comentários estão encerrado.

WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

Baixe agora!

checklist 5S grátis agora!