GUT

O que é a Matriz GUT?

A Matriz GUT é antes de mais nada, uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. Portanto, a matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).

Sendo assim muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas.

Essa ferramenta utiliza a listagem dos fatos e atribui pesos aos que são considerados problemas, de forma a analisá-los no contexto de sua gravidade, urgência e tendência.

São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si. A técnica de GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões. A mistura de problemas gera confusão. Neste caso é preciso separar cada problema que tenha causa própria. Depois disso, é hora de saber qual a prioridade na solução dos problemas detectados.

Esta ferramenta responde racionalmente às questões: O que devemos fazer primeiro? Por onde devemos começar?

GUT

Três aspectos principais que serão analisados na matriz GUT:

  • Gravidade: diz respeito às tarefas, pessoas, resultados e processos. Como por exemplo: Qual o impacto que esse problema irá gerar: nas pessoas, processos e/ou resultados?
  • Urgência: está relacionada ao tempo disponível e necessário para resolver o problema. Quanto mais urgente, menor deve ser o prazo de resolução. Qual o tempo necessário para resolver o problema?
  • Tendência: vai representar o potencial de crescimento do problema e a probabilidade dele se tornar ainda maior com o passar do tempo. Como esse problema pode se tornar maior? Quais as suas chances de crescer?

As pontuações dos 3 aspectos variam de 1 a 5.

GUT

Dado as notas, logo depois você irá multiplicar G x U x T para cada um dos problemas. Assim o resultado indicará qual é o mais importante e que deve ser solucionado primeiro.

Então, a técnica da Matriz GUT tem como principal vantagem sua facilidade de uso e rapidez na obtenção de um resultado. Como principal desvantagem é possível apontar a igualdade entre os critérios, não havendo flexibilidade para alterar a influência (peso) de um determinado critério de acordo com a necessidade da situação.

Baixe agora sua Matriz GUT, clicando aqui!

TÚLIO MARTINS

1 comentário em “O que é a Matriz GUT?”

Os comentários estão encerrado.