O Papo-Q é um Bate Papo com Foco em Qualidade onde especialistas são convidados à expor suas opiniões, agregar conhecimento e contribuir com suas experiências através de perguntas e reflexões elaboradas por André Pontes, mostrando sempre a relação de ganhos com a área da Qualidade.
Nesse Papo-Q convidamos Túlio Martins para um bate papo descontraído para falarmos sobre como motivação profissional e liderança inspiradora podem beneficiar a Qualidade em uma empresa.
Vamos ao Papo-Q, perguntamos:
1º Túlio, Qual a relação entre Melhoria contínua e Qualidade em uma indústria?
São duas engrenagens que dependem uma da outra, não é possível fazer melhoria contínua sem pensar em qualidade, e vice-versa. Atualmente qualidade e melhoria contínua deixam de ser departamentos, para serem os princípios da empresa. A qualidade é construída durante o processo, e não somente através do controle dos resultados. O processo necessita da melhoria contínua, para que se torne cada vez melhor, aumente sua produtividade, redução de custos, qualidade dos produtos e serviços.
2º Túlio, Como a melhoria contínua pode integrar a área de Qualidade com áreas de manufatura, manutenção, engenharia….?
A qualidade pode integrar os diversos setores assegurando que os padrões e requisitos de qualidade operacionais já estabelecidos sejam utilizados em todos os processos futuros de desenvolvimento, seja de um produto ou serviço e manutenção.
3º Túlio, Qual o primeiro passo para se implementar melhoria contínua? Dentre várias filosofia existentes, Em uma empresa que está começando esse processo agora, qual modelo recomendaria?
Desenvolvimento de pessoas, a base para todo processo de melhoria contínua são as pessoas, desde as pessoas do chão do fábrica até os executivos. Eu começaria pelo programa de 5S, ele é base para todo processo, para toda melhoria continua. Com eles aprendemos a separar o útil do não útil, organizar, a importância da limpeza, senso de saúde e higiene, além da autodisciplina. Uma empresa sem uma base forte de 5S, não consegue ter sucesso em qualquer outra filosofia de melhoria contínua.
Conclusão por Túlio Martins
Quando buscamos a melhoria continua, estamos buscando a máxima qualidade dos nossos processos, produtos e serviços. Hoje, melhoria continua e qualidade são princípios que devemos sempre estar em busca destes princípios independente do setor que atuamos, seja manufatura, manutenção, administrativo.
Qualidade é obrigação das empresas de oferecem produtos e serviços sempre dentro das expectativas de satisfação de seus clientes!
Túlio Martins
Thank you for writing this awesome article. I’m a
long time reader but I’ve never been compelled to leave a comment.
I subscribed to your blog and shared this on my Facebook.
Thanks again for a great post! https://www.reiva.ca
Thanks for subscribing to my blog!