PAPO-Q

PAPO-Q com Túlio Martins – Como Melhoria Contínua auxilia Qualidade?

O Papo-Q é um Bate Papo com Foco em Qualidade onde especialistas são convidados à expor suas opiniões, agregar conhecimento e contribuir com suas experiências através de perguntas e reflexões elaboradas por André Pontes, mostrando sempre a relação de ganhos com a área da Qualidade.

Nesse Papo-Q convidamos Túlio Martins para um bate papo descontraído para falarmos sobre como motivação profissional e liderança inspiradora podem beneficiar a Qualidade em uma empresa.

Vamos ao Papo-Q, perguntamos:

1º Túlio, Qual a relação entre Melhoria contínua e Qualidade em uma indústria?

São duas engrenagens que dependem uma da outra, não é possível fazer melhoria contínua sem pensar em qualidade, e vice-versa. Atualmente qualidade e melhoria contínua deixam de ser departamentos, para serem os princípios da empresa. A qualidade é construída durante o processo, e não somente através do controle dos resultados. O processo necessita da melhoria contínua, para que se torne cada vez melhor, aumente sua produtividade, redução de custos, qualidade dos produtos e serviços.

2º Túlio, Como a melhoria contínua pode integrar a área de Qualidade com áreas de manufatura, manutenção, engenharia….?

A qualidade pode integrar os diversos setores assegurando que os padrões e requisitos de qualidade operacionais já estabelecidos sejam utilizados em todos os processos futuros de desenvolvimento, seja de um produto ou serviço e manutenção.

3º Túlio, Qual o primeiro passo para se implementar melhoria contínua? Dentre várias filosofia existentes, Em uma empresa que está começando esse processo agora, qual modelo recomendaria? 

Desenvolvimento de pessoas, a base para todo processo de melhoria contínua são as pessoas, desde as pessoas do chão do fábrica até os executivos. Eu começaria pelo programa de 5S, ele é base para todo processo, para toda melhoria continua. Com eles aprendemos a separar o útil do não útil, organizar, a importância da limpeza, senso de saúde e higiene, além da autodisciplina. Uma empresa sem uma base forte de 5S, não consegue ter sucesso em qualquer outra filosofia de melhoria contínua. 

Conclusão por Túlio Martins

Quando buscamos a melhoria continua, estamos buscando a máxima qualidade dos nossos processos, produtos e serviços. Hoje, melhoria continua e qualidade são princípios que devemos sempre estar em busca destes princípios independente do setor que atuamos, seja manufatura, manutenção, administrativo. 

Qualidade é obrigação das empresas de oferecem produtos e serviços sempre dentro das expectativas de satisfação de seus clientes!

Túlio Martins
TÚLIO MARTINS

2 comentários em “PAPO-Q com Túlio Martins – Como Melhoria Contínua auxilia Qualidade?”

Os comentários estão encerrado.