ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) localizada em Genebra, Suíça. A sigla é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.
Portanto, em outras palavras, é um meio de promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja melhorada.
O objetivo é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, garantem mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Como também desenvolver preceitos que possam ser adotados por países do mundo inteiro, visando o encorajamento do comércio de bens e serviços. Neste sentido, a Organização traz uma série de normas para empresas de diferentes seguimentos e tamanhos.
Histórico da Série ISO

Existem as normas da família:
A ISO 9000 é a série de normas mais famosas mundialmente. Com atualizações recentes, esse grupo de regulamentos está voltado para a aplicabilidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas empresas.
Com base na série 9000, mas direcionada para propósitos diferentes, a ISO 14000 estabelece diretrizes para garantir a boa implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) entre as empresas.
Assim a ISO/TS 16949 é uma especificação técnica com base na ISO 9001 e é a norma que define os requisitos do sistema de qualidade para a cadeia de fornecedores da indústria automotiva.
Logo a ISO 17025 trata da certificação de laboratórios de calibração e de ensaio. A acreditação é dada para um escopo, conforme os serviços prestados e a capacidade de medição. Sendo assim, esse certificado funciona como uma comprovação de que determinado laboratório realiza suas tarefas com precisão, obtendo resultados de alta qualidade.
A ISO 50001, trata de certificações de qualidade ISO trata da gestão e da conservação de energia, uma área essencial para a indústria. Em um cenário econômico dificultado, a escalada de preços da energia leva as pessoas a procurarem por novas maneiras de diminuir custos e melhorar o desempenho ambiental.
Enfim a OHSAS 18001 é um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho criada em 1999. Seu principal objetivo foi desenvolver nas empresas um ambiente eficaz nos quesitos de saúde e segurança, alinhando-se as normas ISO 9001 e 14001, já existentes.
Como obter a certificação ISO da minha empresa?
Basicamente, em síntese, as etapas necessárias para a certificação são:
1ª etapa: Diagnóstico: Processo para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada.
2ª etapa: Planejamento: Enfim, planejar e organizar tudo que deve ser feito para a implementação total do sistema de gestão que seguirá os requisitos da norma.
3ª etapa: Implementação: Criação dos procedimentos e manuais, identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma. 4ª etapa: Auditoria: Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.
Em seguida leia o meu bate-papo com André Fontes sobre: Como Melhoria Contínua auxilia Qualidade?
