Introdução ao TPM. A princípio a Manutenção Produtiva apareceu nos Estados Unidos da América nos finais dos anos quarenta inícios dos anos cinquenta. Portanto este conceito era caracterizado pelo desenvolvimento de técnicas de manutenção preventiva sistemática para melhorar a confiabilidade dos equipamentos. Assim Manutenção Produtiva Total não é mais do que o conceito inicial modificado e melhorado para se ajustar ao ambiente industrial Japonês. A manutenção produtiva total, mais conhecido pelo TPM apareceu nos anos oitenta no Japão.
Assim traduzindo TPM para a língua inglesa Total Productive Maintenance.
Total – quer dizer que todos os colaboradores são envolvidos em todas as atividades com o objetivo de eliminar todos os acidentes, defeitos e falhas (desperdícios).
Productive – as ações são realizadas enquanto a produção é contínua, portanto os problemas para a produção são minimizados.
Maintenance – mantém uma boa condição dos equipamentos reparando, limpando e lubrificando.
Logo, com estes procedimentos consegue-se aumentar a produção e simultaneamente levantar a moral e a satisfação no trabalho dos colaboradores.
Melhorias com a filosofia TPM
A implementação do TPM acabou por trazer mais-valias para indústria, assim se mostra nos pontos seguintes:
- Aumento da confiança entre todos os trabalhadores.
- Locais de trabalho mais, limpos, arrumados, logo organizados e atrativos.
- Mudança favorável na atitude dos trabalhadores.
- Alcançar objetivos através do trabalho em equipa.
- Expansão horizontal de um novo conceito em todas as áreas da organização.
- Troca de conhecimentos e experiências.
- Os trabalhadores ficam com um sentimento de posse relativamente aos equipamentos.
Implementação
Assim, o TPM, onde a etapa de preparação é a de maior importância para o sucesso do processo de implementação da filosofia TPM. É onde se define a estrutura, se faz o planejamento de toda a estratégia de implementação e se obtêm o comprometimento de todos.
De acordo com o JIPM, a implementação da filosofia TPM numa organização engloba doze etapas, portanto divididas por quatro fases.
1ª Fase – Preparação para a introdução – (5 etapas)
2ª Fase – Inicio da introdução – (1 etapa)
3ª Fase – Implementação – (5 etapas)
4ª Fase – Consolidação – (1 etapa)
Parabéns pela publicação. Gostaria de adquiri um exemplar. Como devo proceder ?
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