Manutenção da Qualidade – 8 Pilares do TPM

O pilar de manutenção da qualidade proporciona ações que buscam estabelecer e manter as condições básicas do equipamento e evitar os defeitos da qualidade, através do conceito básico de manter o equipamento em perfeito estado e obter a qualidade dos produtos processados. As condições da qualidade dos produtos são revisadas e avaliadas periodicamente para verificar que os valores obtidos estejam dentro dos padrões corretos. A variação nos valores obtidos proporciona elementos estatísticos para decidir corretamente e executar ações preventivas no processo de fabricação, com a intenção de melhorar a qualidade.

O conceito de controle da qualidade baseia-se em três princípios: “não se deve receber nada de qualidade inferior”, “não se deve produzir nada de qualidade inferior” e “não se deve entregar nada de qualidade inferior”. Se as condições básicas dos equipamentos forem mantidas, a taxa de defeitos da qualidade tende a se reduzir. Portanto, a manutenção da qualidade está ligada diretamente às condições do equipamento.

Para garantir a qualidade do produto através da manutenção do equipamento (condições básicas) é necessário, também, praticar a manutenção da qualidade. As características de qualidade estão influenciadas principalmente pelos quatro “inputs” de produção: equipamentos, materiais, ações das pessoas (habilidades) e métodos. O primeiro passo em manutenção da qualidade é clarificar as relações entre estes quatro fatores e as características de qualidade de um produto analisando os defeitos de qualidade.

A qualidade é construída durante o processo, e não somente através do controle dos resultados.

O equipamento é um meio para executar o processo. Portanto, ao aplicar um enfoque de manutenção da qualidade ao projeto de um equipamento, se deve começar identificando os componentes que afetarão as características de qualidade do produto. Estes componentes se denominam “componentes de qualidade”. Depois se identificam as condições que estes componentes devem estar para manter as características de qualidade.

A necessidade da manutenção da qualidade

A manutenção da qualidade do produto e a garantia da sua homogeneidade, tem se tornado importante tarefa das atividades de produção. A introdução da automação e economia de energia nas linhas de produção, passando a ser o trabalho no equipamento um dos pontos centrais da produção, pois as condições das máquinas afetam significativamente a garantia da qualidade.

Desta forma, deve-se estabelecer um sistema de garantia da qualidade através das atividades de Manutenção da Qualidade, que visam abordar os problemas de qualidade de manutenção da fábrica. A ideia básica é a segurança da continuidade e o aprimoramento de um alto nível de qualidade através da manutenção efetiva dos equipamentos.


E-BOOK TPM SIMPLIFICADO (12)

TÚLIO MARTINS

Deixe um comentário