OEE - O que é significa este indicador?

OEE ( Overall Equipment Eficiency) – Eficiência Global do Equipamento

Na indústria temos três grandes questões que devem ser respondidas de imediato, elas fornecem uma visão geral da operação de qualquer negócio. Certamente, o OEE é a resposta para essas três questões, são elas:

  1. Quanto tempo as máquinas e equipamentos estão disponíveis para produzir?
  2. Qual a velocidade de produção?
  3. Quanto foi produzido sem gerar refugo?

Entenda o que é e o que significa OEE na prática.

OEE – O que significa este indicador?

OEE é o principal indicador de efetividade global de um equipamento, sendo largamente utilizado nas indústrias de manufatura.

Então pode ser definido como um indicador da habilidade de um equipamento ou processo produzir peças de forma consistente para atingir objetivos de qualidade sem interrupções, no tempo de ciclo designado.

O indicador OEE foi introduzido por Seiichi Nakajima, um dos pais da TPM (Total Productive Maintenance). Com a finalidade de ser uma medida fundamental para se avaliar a performance de um equipamento. Assim, sendo usado como um dos componentes fundamentais da metodologia do TPM.

Ele é o produto da taxa de disponibilidade, eficiência e qualidade de uma máquina:

OEE (%)= DISPONIBILIDADE X EFICIÊNCIA X QUALIDADE 

DISPONIBILIDADE (%): É o total de tempo que uma máquina ou processo está produzindo, comparado com o total de tempo disponibilizado para produção. Assim sendo a disponibilidade pode ser afetada por quebras dos equipamentos, tempos de preparação e ajustes de ferramental e micro paradas.

EFICIÊNCIA (%): É o índice de quão próximo uma máquina ou processo está produzindo relativo ao tempo de ciclo padronizado. Então a eficiência pode ser afetada por reduções de velocidade do processo, seja por mal funcionamento dos equipamentos, redução de ritmo de trabalho de operadores e fatores que reduzem o rendimento do processo em geral.

QUALIDADE (%): É taxa que relaciona o total de produtos conformes produzidos sobre o total de produtos produzidos.

Concluímos que:

Em síntese, OEE nos diz quanto tempo o equipamento produziu em relação ao tempo disponível. Não só o tempo que produziu, como também quão rápido ele produziu itens. Por fim dos itens produzidos quantos atenderam as especificações.

E com isto o OEE não diz apenas quanto houve de perda, mas também onde estão as perdas. Com o intuito de facilitar a vida de quem cuida da produção e precisa tomar ações para atingir as metas de produção.

Isso quer dizer que esse KPI, além de mostrar qual sua produtividade, te possibilita na tomada de decisões estratégicas ao responder inúmeras perguntas, como por exemplo:

  1. Qual equipamento dá mais prejuízo?
  2. Quão rápido minha companhia produz?
  3. Qual a real utilização dos equipamentos?
  4. Qual a produção máxima?

Conheça melhor o Túlio Martins, clicando aqui!
Leia outros artigos clicando aqui!

Planilha conceitual de como calcular o OEE

Acesse a página “Baixar planilha OEE“.


12 PASSOS OEE (10)
TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

40%

Off

Essa é a Solução para você tomar decisões assertivas em seu processo, Planilha OEE!
Você não peder essa oportunidade!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

OFERTA

APRENDA A CALCULAR O OEE EM 12 PASSOS SIMPLES

12 passos OEE