TPM em Departamentos Administrativos – 8 Pilares do TPM

A aplicação do TPM nos departamentos administrativos e de apoio foi evidenciada, uma vez que os mesmos podem apresentar muitas perdas em seus processos internos. Atividades de TPM nos departamentos administrativos e de apoio não envolvem o equipamento de produção. Entretanto, esses departamentos incrementam sua produtividade documentando seus sistemas administrativos e reduzindo desperdício e perdas, o que pode auxiliar a melhorar a eficiência do sistema de produção, melhorando cada tipo de atividade que apoie a produção.

A informação dos departamentos, tais como engenharia e administração, dão início à ação do departamento de produção. Para tanto, a qualidade e precisão dessa informação afeta profundamente as atividades do departamento de produção. O modo de manusear estas informações é o núcleo do TPM nos departamentos administrativos e de apoio. No TPM, os trabalhos que tais departamentos desempenham são tratados de forma análoga aos processos de produção, contemplando os procedimentos administrativos como análogos aos equipamentos de produção.

Para implantar o TPM nos departamentos administrativos e de apoio, é necessário iniciar com o conceito de criar “fábricas de informações”, que é o fornecimento do produto, informação, com qualidade, precisão, baixo custo e no prazo necessário. Para tanto, deve-se dividir ou subdividir os processos administrativos até o nível de ações discretas, identificando e investigando as funções, características e cargas de trabalho. Cada departamento administrativo tem uma função essencial e resultados específicos dentro do sistema total. A aplicação do conceito de equipamento implica em estabelecer condições básicas para as funções dos departamentos, o que demonstrará as melhorias necessárias e como conquistá-las.

O estabelecimento de uma missão e visão departamental é fundamental para o desenvolvimento dos setores administrativos. Esta missão e visão devem ser compatíveis com os outros departamentos e expressar o que o departamento faz e onde ele quer chegar no futuro. Por fim, deve-se focar o trabalho na conquista de resultados mensuráveis.

O que os departamentos administrativos têm a ver com o programa TPM, se não utiliza de equipamentos de produção?

Agora chegou o momento de transformar cada processo de apoio em “fábricas de serviços” altamente produtiva.

Cada “saída” de recursos, como: cada atividade, documento, informação emitida, manuseada, despachada ou armazenada; cada material de consumo tem que ser rigorosamente reavaliada, analisando-se qual o valor que vem agregando ao produto da empresa, ou seja, aos bens ou serviços, pois são estes que geram “entradas” para os processos seguintes, alguns deles relacionados diretamente a atividade fim da empresa.

A implementação deste Pilar desenvolve o conceito de que as áreas de apoio são “fábricas de serviços” e, portanto, estas devem ser de alta qualidade, corretas, precisas e úteis para quem as utilizam.


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TÚLIO MARTINS

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