Segurança e Meio Ambiente – 8 Pilares do TPM

Assegurar a confiabilidade do equipamento, evitar erros humanos e eliminar os acidentes e poluição são alguns dos pilares básicos do TPM. A gestão da segurança e meio ambiente é uma atividade chave em qualquer programa de TPM. As atividades de manutenção autônoma e manutenção planejada devem enfocar também o gerenciamento dessas áreas críticas.

Uma implementação plena do TPM melhora a segurança e meio ambiente de diversas formas; por exemplo:

  • O equipamento defeituoso é uma fonte comum de riscos, de modo que as campanhas para atingir Zero Avarias e defeitos melhoram também a segurança;
  • Através de uma profunda aplicação dos princípios 5S (como parte da manutenção autônoma), através da eliminação de fugas e vazamentos os locais de trabalho se tornam mais limpos e bem organizados;
  • Os operários treinados no TPM se preocupam com seus equipamentos, estão mais capacitados para detectar anormalidades e resolvê-las rapidamente;
  • Os equipamentos e processos não são operados por pessoas que não estejam qualificadas; e
  • Os operários assumem a responsabilidade por sua própria saúde e segurança.

Entretanto, as atividades de segurança devem ser realizadas diariamente em pequenos grupos, através de pequenas melhorias individuais, sempre buscando como objetivo a segurança nos equipamentos e processos. Para monitorar as atividades de segurança, é recomendado realizar auditorias periódicas de Segurança por parte da Alta Administração, mantendo, assim, as pessoas alertas para qualquer situação de risco. Devem-se também desenvolver atividades de melhorias visando o meio ambiente, como, por exemplo, programas de redução de ruídos e projetos de reciclagem, entre outros.

A gestão da segurança e meio ambiente é uma atividade chave em qualquer programa de TPM.

As atividades de manutenção autônoma e manutenção especializada devem focar também o gerenciamento dessas áreas críticas.

Tem como objetivo principal a busca de “zero acidente” através da segurança e máxima saúde e bem-estar do colaborador, além da busca de processos produtivos que não afetam ou que minimizam o impacto ambiental.

Assim como a qualidade busca zero falhas este pilar procura dizimar e prevenir qualquer situação que prejudique a segurança dos colaboradores, além de sempre buscar o aumento da qualidade de vida e a garantia da preservação do meio ambiente.

Desenvolver pessoas é tarefa fundamental para garantir os objetivos deste pilar.

Este desenvolvimento permite que as pessoas conheçam os equipamentos de forma completa e tenham consciência quanto à importância da segurança.

As atividades como a eliminação de fontes de sujeiras, eliminação de locais de difíceis acessos ajudam a contribuir com a segurança e o meio ambiente, ou seja, este pilar está entre lado com todos os pilares porquê de certa forma pilares como o da melhoria especifica valoriza ações ou melhorias focadas em ergonomia, segurança e meio ambiente.


E-BOOK TPM SIMPLIFICADO (12)

TÚLIO MARTINS

Deixe um comentário