Bate Papo com Ronaldo Caracciolo

Bate Papo com Ronaldo Caracciolo

É um Bate Papo com Foco em Lean Manufacturing, onde especialistas são convidados à expor suas opiniões, agregar conhecimento e contribuir com suas experiências através de perguntas e reflexões elaboradas por Túlio Martins.

Hoje convidamos Ronaldo Caracciolo para um bate papo descontraído para falarmos sobre suas experiências com o Lean. Ronaldo é Engenheiro, atua no setor de treinamentos e consultoria para desenvolvimento das pessoas para aplicar filosofia LEAN.

Sócio fundador WAY LEAN NEGÓCIOS – Consultoria Empresarial, Gestão de Negócios e Treinamentos de Manufatura Enxuta. Ajudando empresas e gestores na busca de melhores formas de gestão.

Contatos / Redes Sociais

https://www.linkedin.com/in/ronaldo-mansur-caracciolo-63387b125/

Ronaldo,Como foi seu processo de escolha pela profissão e área de atuação? Lean foi sua primeira opção?

Não, o LEAN aconteceu na minha vida, Como as empresas sempre trabalhavam para reduzir custos, o LEAN chegou como um diferencial para sobrevivência.

Da indústria de antes e os modelos atuais o que mais mudou que você pôde acompanhar com a sua experiência? E qual a visão de mudança que você tinha de como seria hoje e como está? Por exemplo tem conceitos atuais de indústria 4.0 hoje, que naquela época já se pensava nisso?

A evolução da informática e das tecnologias sem fio, foram primordiais para evolução de alguns conceitos que não poderiam ser feitos “fisicamente”. Controles de estoque em REAL TIME, utilizando sensores, monitoramento de rotas e mapeamento de processos. A informação hoje pode ser controlada a distância, e os planos podem ser monitorados, minuto a minuto. Para mim, a grande evolução da industria antiga para atual, é a capacidade de obter informações em curtos espaços de tempo.

Por mais hoje que falamos de novos conceitos como Lean, metodologia ágeis, 5’S sabemos que estes conceitos sempre existiram desde o fordismo, taylorismo e são conceitos mais aperfeiçoados do que realmente novos. Sobre estes conceitos e práticas o que pode nos contar?

Sempre a disciplina ira fazer toda a diferença. Não precisamos de nada sofisticado, precisamos de controles simples que organização. Sem isso nada funciona.

As novas tecnologias e recursos atuais contribuíram para evolução da gestão do chão de fábrica? Tem algum exemplo prático que pode nos contar?

A tecnologia, ajuda muito, os sistemas de KAMBAN eletrônicos de hoje ajudam muito, pela velocidade que obtemos a informação. Volto a dizer, precisamos entender como funciona o processo em cartão físico, para saber monitorar a tecnologia, e propor melhorias.

E os profissionais atuais tem mais /melhores oportunidades com os novos recursos? Ou têm mais concorrência?

Tudo depende. O básico do LEAN não deve mudar. Precisamos saber utilizar estas novas tecnologias para que possam ser uteis, não somente um certificado na parede, que quando falte luz a fabrica pare!

A partir deste novo cenário que estamos vivendo, quais serão as ferramentas da Qualidade que passarão a ser procuradas com mais ênfase?

Na minha opinião , o KAIZEN nunca sairá de moda. a constante busca pela melhoria dos processos, é sempre será fundamental para a sobrevivência das empresas. Em tempos de pandemia, fundamental, para se obter o engajamento das pessoas.

Por que o pensamento Lean é importante para empresas neste novo cenário?

Este conceito ganha ainda mais força, por se tratar de realidade. tudo que fazemos gera um resultado imediato.

Descreva um problema interessante e como você o solucionou.

Em um restaurante, onde damos consultoria. A empresa estava a ponto de fechar, e com a utilização dos conceitos do lean, conseguimos deixar essa operação funcionando e gerando resultados, mesmo com a pandemia rolando solta. O conceito forte de trabalho em time e melhoria continua, foram fundamentais para reformatação total do negócio.

Com suas palavras, descreva o que é Lean Manufacturing e quais são os princípios Lean.

LEAN, é um filosofia, e não uma simples caixa de ferramenta. O pensar enxuto, e o pensar em continuidade de processos e melhoria continua, faz do LEAN uma poderosa filosofia de gestão, que somente pode ser aplicada se a direção da empresa for conivente com este proposito. O principio numero “0” do LEAN para mim, é o Respeito ao ser Humano. Não vamos conseguir aplicar LEAN em lugar nenhum onde, a liderança não for humilde de ir ao chão de fabrica escutar seus colaboradores. Na minha opinião este é o único conceito que direciona o LEAN, todos os outros são desdobramento deste.

Gostaria que deixasse uma mensagem para os profissionais do mundo da excelência operacional…

O mundo precisa de profissionais que possam multiplicar o conhecimento. O mundo precisa de profissionais que possam mudar a sequencia das coisas, sem causar guerras. Os profissionais que puderem ter empatia e foco no cliente neste momento , devem ser valorizados. Se seu processo não funciona, não é culpa do operador. A humildade de poder avaliar e realizar a melhoria com os times de trabalho, sempre será o combustível do melhor profissional do setor da qualidade. Os profissionais que tem este perfil, não podem parar. Devemos ser empreendedores de talentos.

Ronaldo Caracciolo

4 comentários em “Bate Papo com Ronaldo Caracciolo”

Os comentários estão encerrado.