Quais são os desperdícios (3M's)?

Quais são os desperdícios (3M’s)?

A princípio, Muda, Mura e Muri são termos tradicionais da língua japonesa, que geralmente são relacionados pelas pessoas que trabalham com o Sistema Toyota de Produção (STP) como sendo os tipos de desperdícios encontrados em uma organização. Contudo na busca por identificar e eliminar os desperdícios, que é o verdadeiro foco do Kaizen (melhoria contínua), é muito importante compreender estes 3 termos importantes.

A filosofia lean tem três conceitos intimamente relacionados que nos ajudam muito na busca desse entendimento.

São os 3 Ms indesejáveismuramuri muda, termos que podem ser entendidos como: irregularidade, sobrecarga e desperdício.

Mais do que tentar traduzir essas palavras, que vêm do idioma japonês, o mais importante é entender o que está por trás delas e como evitar que ocorram.

3M's - Muda, Mura, Muri
3M’s – Muda, Mura, Muri

Representação dos 3 desperdícios: Muda, Mura e Muri

Suponha que uma carga de 6 toneladas precisa ser transportada de uma empresa para seu cliente. A empresa possui um caminhão para fazer esse transporte, cuja capacidade de carga é de 3 toneladas. As opções disponíveis são:

Opção 1: Carregar 2 toneladas por vez, o que acarretaria em o caminhão fazer 3 viagens.

Opção 2: Fazer 2 viagens, uma transportando 4 toneladas e outra transportando 2.

Opção 3: Empilhar todas as 6 toneladas no caminhão e fazer uma única viagem.

Opção 4: Carregar o caminhão com 3 toneladas e fazer 2 viagens.

A opção 1 é um típico caso de Muda, onde podemos observar uma situação onde há desperdício de recursos, pois a utilização do equipamento é menor do que a sua real capacidade. No caso de Mura (opção 2) se observa um desnivelamento. Já na situação de Muri, ou opção 3, existe uma sobrecarga o que pode ocasionar na quebra ou falha do equipamento, no nosso caso, do caminhão.

Obviamente, a opção de fazer duas viagens com uma carga de 3 toneladas cada é a mais indicada. Isto porque neste caso os desperdícios de capacidade, desnivelamento e sobrecarga não ocorrem. Neste exemplo tudo parece muito evidente, mas na prática nem sempre é tão fácil assim.

Vamos entender um pouco melhor sobre os 3M’s?

Muda – 3M’s dos Desperdícios

MUDA: Palavra japonesa que significa desperdício. São atividades que não agregam valor e não são necessária, portanto devem ser eliminadas do processo. São 7 desperdícios tradicionais, são eles: Super-produção, Inventário, Estoque, Espera, Não- Qualidade, Transporte e Movimentação.

Mura – 3M’s dos Desperdícios

MURA: Palavra japonesa que significa estabilidade. Através da observação de uma operação repetidas vezes pode-se concluir que uma certa instabilidade no tempo ciclo.

Muri – 3M’s dos Desperdícios

MURI: Palavra japonesa que significa sobrecarga. O mapeamento ergonômico é utilizado para identificar sobrecargas estressantes ao operador e eliminá-las através de projetos de melhoria focada.


Leia mais sobre Lean Manufacturing.


TÚLIO MARTINS

1 comentário em “Quais são os desperdícios (3M’s)?”

  1. Eu fico impressionado com a simplicidade e a eficácia dos japoneses. Eu costumo assinar muitos canais no YouTube deles, especialmente aqueles relacionados ao artesanato e à confecção de espadas.

Os comentários estão encerrado.

WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

40%

Off

Aprenda Melhoria Contínua de forma Simplificada e Objetiva
Você não pode perder essa oportunidade!