World Class OEE

World Class OEE

O que é World Class OEE? Seu equipamento tem OEE Classe Mundial?

Primeiramente, o OEE é o principal indicador utilizado para medir a eficiência globalSão várias as métricas que podem ser utilizadas na indústria para avaliar se algum processo é eficiente ou não.

Nakajima (1989), ressalta que o padrão referência a nível mundial da OEE é de 85%, entretanto, as empresas que iniciam a sua utilização podem em geral, apresentar um índice bem inferior ao padrão. O que significa que os seus equipamentos podem estar sendo subutilizados, tendo sua eficiência de fato prejudicada. Com a OEE implementada fica evidenciada a real facilidade na identificação das perdas ocultas nos processos de fabricação

World Class OEE é o índice utilizado como benckmark mundial pelas indústrias.

Considera-se a Disponibilidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual 90%.

Considera-se a Performance como sendo de classe mundial quando maior ou igual 95%.

Considera-se a Qualidade como sendo de classe mundial quando maior ou igual à 99,9%.

Portanto, apenas o fato de um índice de OEE alcançar 85% não significa que ele será de classe mundial. Além disso, também deverão ser alcançados os índices mínimos de disponibilidade, performance e qualidade. Assim, um equipamento que consegue igualar ou superar cada um dos indicadores individualmente, é considerado como sendo um equipamento que possui um desempenho de classe mundial.

Considere um equipamento que possua Disponibilidade igual a 92%, Performance igual 94% e Qualidade igual 98%:

OEE = 92% * 94% * 98% = 85%.

Apesar do OEE ser de 85%, a Performance e a Qualidade possuem valores abaixo dos valores considerados como sendo de classe mundial.

Mas devemos levar em consideração as particularidades de cada processo e cada industria. Cada empresa deve conhecer os valores ótimos de seus indicadores e trabalhar para que esses índices sejam alcançados e mantidos de forma sustentável.

World Class OEE é o índice utilizado como benckmark mundial pelas indústrias.
World Class OEE é o índice utilizado como benckmark mundial pelas indústrias.

As pessoas costumam perguntar – de onde vêm esses números OEE de classe mundial ?

A resposta é simples. Seiichi Nakajima liderou a introdução do TPM , OEE e das Seis Grandes Perdas no início dos anos 70, no JIMP. Em seu livro de 1984, Introdução ao TPM (traduzido para o inglês e publicado em 1988 pela Productivity Press), Seiichi Nakajima incluiu os quatro números acima de “classe mundial”.

Seiichi definiu esses números, com base em sua experiência prática, como mínimos pelos quais as empresas deveriam se empenhar. Ele também observou que todas as empresas que ganharam o Prêmio de Fábrica Distinta, concedido anualmente no Japão a fábricas que haviam implementado com sucesso o TPM, tiveram pontuações de OEE superiores a 85%.

A realidade é que a maioria das empresas de manufatura, até hoje, tem pontuações de OEE mais próximas de 60%. Trabalhamos com milhares de empresas de manufatura, e vemos mais empresas com pontuações do OEE abaixo de 45% do que as empresas com pontuações do OEE acima de 85%.

O ponto importante é – não se fixe no valor absoluto do número. Corrija sua capacidade de melhorar esse número.


Não sabe o que é OEE? Aprenda agora mesmo!

Acompanhe a série sobre o OEE por aqui!

Planilha conceitual de como calcular o OEE

Acesse a página “Baixar planilha OEE“.


12 PASSOS OEE (10)

TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

40%

Off

Essa é a Solução para você tomar decisões assertivas em seu processo, Planilha OEE!
Você não peder essa oportunidade!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

OFERTA

APRENDA A CALCULAR O OEE EM 12 PASSOS SIMPLES

12 passos OEE