O QUE É O TEEP?

O QUE É O TEEP (Total Effective Equipment Performance)?

Antes de mais nada, o TEEP (Total Effective Equipment Performance) é uma métrica de desempenho que fornece insights sobre a capacidade real de sua operação de fabricação.

Levando em conta tanto as Perdas do Equipamento (conforme medidas pelo OEE) quanto as Perdas do Cronograma (conforme medido pela Utilização).

Vamos contrastar brevemente o OEE e o TEEP:

Afinal, o OEE mede a porcentagem de Tempo de Produção Planejada que é verdadeiramente produtivo.

Entretanto, o TEEP mede a porcentagem de todo o tempo que é verdadeiramente produtivo.

Sendo assim, se a sua pontuação no TEEP for 100%, você estará produzindo apenas Partes Boas, o mais rápido possível, sem paradas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em outras palavras, você não tem perdas de agendamento e nenhuma perda de OEE.

O QUE É O TEEP (Total Effective Equipment Performance)?
OEE_TEEP

COMO É CALCULADO O TEEP?

O TEEP é calculado como:

TEEP = OEE × Utilização

A utilização é calculada como:

Utilização = Tempo de Produção Planejado / Todos os Tempos

COMO É CALCULADO O TEEP?
COMO É CALCULADO O TEEP?

TEEP E A FÁBRICA OCULTA

Certamente, o TEEP indica quanta capacidade está esperando para ser desbloqueada em sua “fábrica oculta”. Em outras palavras, mostra quanto potencial você tem para aumentar o rendimento com o seu equipamento atual. Em seguida, em muitos casos, recuperar o tempo de sua fábrica oculta é uma alternativa mais rápida e menos dispendiosa à compra de novos equipamentos.

Em princípio, o TEEP também pode ser usado para ter uma noção de sua capacidade potencial de vendas, pois leva em conta a capacidade total de sua fábrica. No entanto, tenha em mente que mesmo uma fábrica de classe mundial que opera 24 horas normalmente alcança apenas 80% a 90% da utilização da capacidade total.

CAPACIDADE DE FABRICAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Em suma, a capacidade pode ser definida como “a quantidade que pode ser produzida”. De uma perspectiva de manufatura discreta, podemos definir capacidade como “o número máximo de peças que podem ser fabricadas”. A capacidade é fundamentalmente uma métrica baseada em peças (por exemplo, nossa capacidade atual é de 24.000 widgets vermelhos por hora).

Em síntese, a utilização pode ser definida como “quanto algo é usado”. De uma perspectiva de manufatura discreta, podemos definir a utilização como “a proporção de tempo em que o equipamento de manufatura é usado”. A utilização é fundamentalmente uma métrica baseada em porcentagem (por exemplo, nossa utilização atual é de 47,62%).

PERSPECTIVAS SOBRE A PERDA

Curiosamente, as perdas podem ser vistas de três perspectivas:

Unidades de Peça (perdemos 1.000 unidades de produção potencial)

Unidades de tempo (perdemos duas horas de produção)

Unidades percentuais (perdemos 17% do nosso tempo de produção planejado) Todas as três perspectivas podem ser úteis – dependendo se você está pensando em termos de vendas / capacidade (unidades de peça), mão de obra / utilização (unidades de tempo) ou desempenho de fabricação (unidades percentuais).


Não sabe o que é OEE? Aprenda agora mesmo!

Acompanhe a série sobre o OEE por aqui!

Planilha conceitual de como calcular o OEE

Acesse a página “Baixar planilha OEE“.


12 PASSOS OEE (10)
TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

40%

Off

Essa é a Solução para você tomar decisões assertivas em seu processo, Planilha OEE!
Você não peder essa oportunidade!

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE

OFERTA

APRENDA A CALCULAR O OEE EM 12 PASSOS SIMPLES

12 passos OEE