Benefícios do TPM + OEE

TPM e OEE: Aplicação Conjunta

Primeiramente, um dos principais objetivos dos programas TPM e OEE é reduzir e / ou eliminar o que chamamos de Seis Grandes Perdas. Afinal são as causas mais comuns de perda de produtividade baseada em equipamentos na fabricação.

6 Grandes Perdas do TPM + OEE
6 Grandes Perdas do TPM + OEE

“É possível reduzir as perdas e falhas do equipamento e melhorar a eficiência dos equipamentos através da metodologia TPM e OEE?”

O indicador Overall Equipment Effectiveness ou ainda conhecido como eficiência global dos equipamentos, surgiu na metodologia da Manutenção Produtiva Total.

Assim, sendo uma ferramenta utilizada para medir as principais perdas dos equipamentos, utilizando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade. Permitindo assim analisar as reais condições de utilização dos seus equipamentos (NAKAJIMA, 1989).

Devido o OEE vir da filosofia Total Productive Maintenance, metodologia que foca nas perdas dos equipamento e instalações. Assim foi feita a escolha deste indicador para mostrar as reais condições da eficiência do equipamento.

Ao passo que o instituto japonês de manutenção (JIPM – JAPAN INSTITUTE OF PLANT MAINTENANCE) durante a década de 70, através de estudos de casos em centenas de empresas japonesas, criou o conceito de Manutenção Produtiva Total (TPM). A filosofia da TPM, por sua vez, formou um índice para definir a eficiência global de um equipamento (OEE) (LJUNGBERG, 1998).

TPM e OEE: Aplicação Conjunta = Eficiência Global dos Equipamentos…

Segundo Nakajima, o pai da TPM, o índice de eficiência global do equipamento (Overall Equipment Effectiveness) é a métrica para a evolução da eficiência global do equipamento. OEE é frequentemente usado para conduzir a melhoria nas fabricas através da qualidade, produtividade e utilização dos equipamentos.

Benefícios do TPM + OEE
Benefícios do TPM + OEE

TPM e OEE: Aplicação Conjunta. O nível de maturidade da implantação de um programa TPM em uma empresa pode ser obtido por meio do levantamento do indicador de desempenho Overall Equipment Effectiveness, métrica relacionada à eficiência global do equipamento.

O OEE é um indicador que merece atenção especial. Sua análise permite orientar e priorizar ações focadas na solução de problemas específicos e gerar resultados com maior velocidade.

Não sabe o que é OEE? Aprenda agora mesmo!

Acompanhe a série sobre o OEE por aqui!

Planilha conceitual de como calcular o OEE

Acesse a página “Baixar planilha OEE“.

TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

tenho uma oferta para você!

E-book-TPM-01

Sua oportunidade de adquirir um manual de TPM Completo para você avalancar os resultados de qualquer empresa + Bônus!