O que é custo?

Em economia, custo é a expressão monetária do consumo ou desgaste de fatores necessários à produção de um bem ou serviço.

Todo processo de produção de um bem supõe consumo ou desgaste de uma série de fatores produtivos. O conceito de custo está ligado ao sacrifício incorrido para produzir esse bem.

É o gasto monetário desprendido por uma organização para realizar o objetivo a que se propõe. No WCM é importante compreender que Custo de Transformação compreende todo o perímetro de custo necessário para operar o sistema de manufatura, logístico e de suporte a fim de concretizar o produto. O custo subdivide-se em valor agregado e valor não agregado, o que denominamos perda.

TIPOS DE CUSTO:

Tipos de Custos
Custos

Atual: Necessário para a obtenção do produto a partir das condições reais do estabelecimento.

Padrão: Necessário para a obtenção do produto a partir do cumprimento dos padrões atuais de processo. (Restauração de padrões).

Alvo: Necessário para a obtenção do produto a partir do cumprimento de padrões ideais de processo obtidos internamente no estabelecimento, através processos similares ou de especificação de engenharia. (Melhorias dos Parâmetros, Projetos focados).

Ideal: Necessário para a fabricação do produção a partir do cumprimento de padrões universais geralmente obtidos por #benchmarking externo ou soluções inovadoras. ( Abordagem Dedutiva/ EEM/ EPM, Melhores Práticas).

No seu sentido mais geral, custo é o valor pago ao trabalho necessário para a produção de bens ou serviços. O conceito é muitas vezes confundido com os conceitos de preço, despesa ou de desembolso financeiro. É comum dizer-se que, se um bem ou serviço tem um preço alto, esse bem ou serviço “custa” muito caro.

Custo
Custo

QUER ADQUIRIR CONHECIMENTO, CONCEITOS DE ENGENHARIA, MANUTENÇÃO E GESTÃO?

VEIO AO LOCAL CERTO! ESTE ESPAÇO É DEDICADO A CONTEÚDOS QUE VÃO AGREGAR AO SEU CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO!

ACESSE: https://www.tuliomartins.com.br e veja ótimos conteúdos!

TÚLIO MARTINS