Contudo, o MASP é um método de solução de problemas concebido de forma ordenada, composto de passos e subpassos predefinidos destinado a escolha de um problema, análise de suas causas, determinação e planejamento de um conjunto de ações que constituem uma solução, verificação do resultado da solução e, finalmente, geração e disseminação de aprendizado decorrido de sua aplicação.
O MASP prescreve como um problema deve ser resolvido e, não, como ele é resolvido.
Assim, o MASP é um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria num ambiente organizacional, visando solução de problemas e obtenção de resultados otimizados.
MASP como método de implantação
Todavia o método é um processo dinâmico na busca de soluções para uma determinada situação. Não é um processo rígido e sim um processo flexível em cada caso com que de se defrontar.
Ela procura encontrar respostas tais, como:
- Priorização do problema.
- Divisão do problema em partes que possam ser analisáveis.
- Verificações das situações que necessitam de atenção.
Portanto, o objetivo deste método é aumentar a probabilidade de resolver satisfatoriamente uma situação onde um problema tenha surgido. A solução de problema é um processo que segue uma sequência lógica, começando pela identificação do problema, continuando pela análise e terminando com a tomada de decisão.
Etapas do Metodologia de Análise e Solução de Problemas
Assim a descrição do método a seguir segue Histoshi Kume:
- Problema- identificar o problema;
- Observação- apreciar as características do problema;
- Análise- determinar as causas principais;
- Plano de ação- elaborar estratégias;
- Ação- agir para eliminar as causas;
- Verificação- confirmar a eficácia da ação;
- Padronização- eliminar definitivamente as causas;
- Conclusão- recapitular as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro.
Metodologia de Análise e Solução de Problemas – MASP é o PDCA em oito etapas;
Sendo assim: PLAN (planejamento) inclui quatro etapas, sendo elas a “identificação do problema”, a “observação do problema”, a “análise das causas” e a “elaboração do plano de ação”;
Em DO (executar) está a quinta etapa que é a execução do plano de ação;
Em CHECK (verificação) está a sexta etapa onde se verifica se o bloqueio foi efetivo, ou seja, se a causa do problema foi bloqueada; em caso negativo, retorna-se à etapa da “observação”.
Por fim, em ACTION (atuar corretivamente) estão a sétima e a oitava etapas: a “padronização”, que vai prevenir contra o reaparecimento do problema e a “conclusão”, onde é recapitulado todo o processo de solução do problema para melhorias no futuro.
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