PDCA x CAPDo x SDCA

PDCA x CAPDo x SDCA quais são as diferenças e semelhanças?

De maneira simples, PDCA x CAPDo x SDCA, consistem em:

As fases do ciclo PDCA:

(PLAN) Planejamento: Primeiramente, estabeleça claramente suas metas e os métodos para alcançá-las.

(DO) Execução: Em seguida, eduque e treine as pessoas envolvidas nos métodos a serem utilizados e coloque o plano em prática.

(CHECK) Verificação: Observe a situação e verifique se os resultados do trabalho executado estão progredindo em direção à meta.

(ACTION) Atuação: Se os resultados não estão progredindo em direção à meta, atue no processo em função dos resultados obtidos.

Pode-se definir CAPDo como:

C= Check (verificação) – Verificação detalhada entre o esperado e como está atualmente. Examinar exaustivamente o estado atual, e descobrir os problemas.

A= Action (Ação) – Etapa de análise das causas dos problemas. Tomar contramedidas para resolver os problemas.

P= Plan (Planejar) – Etapa de fazer um plano de desenvolvimento, com o que, quem como e quando. Evitar a recorrência de problemas, melhorando o equipamento, desde que seja rentável. Se não resultar, desenvolver ajudas visuais que facilitam a detecção dos problemas, e caso ainda não resulte, terão que ser resolvidos através de intervenção humana. Definir procedimentos a serem seguidos, listas de verificação, etc.

Do= Do (Fazer) – Etapa de implantação das ações. Executar e seguir os procedimentos para evitar a recorrência do mesmo problema, e caso a tentativa anterior não tenha resultado, voltar a examinar (Check).

SDCA, isto é:

Standard (S) – Padronização – São definidos os itens de controle acompanhados dos seus níveis de controle; assim como a definição dos procedimentos padrões a serem adotados, para a manutenção dos resultados.

Do (D) – Execução – Execução das tarefas, conforme o procedimento padrão adotado. Para isto, é necessário que ocorra educação e treinamento dos colaboradores e acompanhamento da chefia, para verificação do cumprimento dos procedimentos operacionais padrão. Ocorre também a coleta de dados para posterior verificação.

Check (C) – Verificação – Monitoramento, ou seja, acompanhamento dos dados coletados, para garantir o alcance da meta.

Act (A) – Atuar corretivamente – Em caso de a meta não ser atingida, deve-se tomar ações corretivas sobre o desvio (anomalia). É importante registrar todas as anomalias ocorridas para possível análise futura.

PDCA x CAPDo x SDCA aprenda a diferença na tabela abaixo:

CAPDO X PDCA X SDCA
CAPDO X PDCA X SDCA

PDCA x CAPDo x SDCA

Basicamente, existem metas que se deseja manter – metas padrão – e metas que se deseja melhorar – metas de melhoria. Assim, o PDCA para as metas padrão é chamado de SDCA (Standard- Do-Check-Action). Uma meta padrão está relacionada com um resultado que se deseja manter num determinado nível.

Já o Ciclo Deming invertido, mais conhecido como Ciclo CAPDo (Verificar-Analisar-Planejar-Fazer) apresenta primeiramente o Checar. Ele se baseia no princípio de haver um problema real em que não está determinada a causa-raiz, é checada a sua existência no Gemba (Local de Trabalho) e consequente busca da(s) causa (s)-raiz e desenvolvimento de ações para mitigar.

A diferença é sutil não é mesmo? Em um, as ações são planejadas conforme uma nova visão desejada, e no outro são buscadas as razões para um problema existente e consequente melhoria.

Compreendeu a diferença entre PDCA x CAPDo x SDCA?

Baixe agora a planilha PDCA!



TÚLIO MARTINS

1 comentário em “PDCA x CAPDo x SDCA”

Os comentários estão encerrado.