SDCA (Standard- Do-Check-Action)

SDCA (Standard- Do-Check-Action)

O que é?

Basicamente, existem metas que se deseja manter – metas padrão – e metas que se deseja melhorar – metas de melhoria. Sendo assim, o PDCA para as metas padrão é chamado de SDCA (Standard- Do-Check-Action). Uma meta padrão está relacionada com um resultado que se deseja manter num determinado nível.

Entretanto, mesmo que você execute o PDCA criteriosamente e obtenha os resultados esperados, não vai garantir que esse aprendizado seja permanente na empresa, que geram resultados sistêmicos. Então, o que é preciso fazer para alcançar o resultado da maneira certa?

Padronizar é a resposta! E com isso iniciamos o ciclo SDCA, que segue a mesma linha do PDCAmas a diferença é que ao invés de planejar iremos padronizar

SDCA X PDCA
SDCA X PDCA

O Ciclo PDCA para manutenção das metas é utilizado quando, a meta estabelecida já foi alcançada e, para continuar o padrão, ao voltar à fase de planejamento (P), este é feito de forma que sejam estabelecidas faixas aceitáveis de valores (nível de controle) como meta, ou seja, a faixa de padrão aceitável para determinado item de controle – limite superior e limite inferior da grandeza a ser medida. Para tal, é necessário o gerenciamento da rotina, ou seja, que se siga um padrão (Standard) de trabalho, com a elaboração e cumprimento de um Procedimento Operacional Padrão (POP). Daí, esta metodologia ser conhecida como Ciclo SDCA (Standard, Do, Check, Act).

Vicenti Falconi diz: “… não dá para usar bem o PDCA (melhoria da operação) sem o SDCA (boa operação). É difícil melhorar o que é aleatório. Precisamos de consistência para melhorar…”

4 FASES DO CICLO SDCA

Ciclo SDCA
Ciclo SDCA – 4 fases

1 – Standard (S) – Padronização – São definidos os itens de controle acompanhados dos seus níveis de controle; assim como a definição dos procedimentos padrões a serem adotados, para a manutenção dos resultados.

2 – Do (D) – Execução – Execução das tarefas, conforme o procedimento padrão adotado. Para isto, é necessário que ocorra educação e treinamento dos colaboradores e acompanhamento da chefia, para verificação do cumprimento dos procedimentos operacionais padrão. Ocorre também a coleta de dados para posterior verificação.

3 – Check (C) – Verificação – Monitoramento, ou seja, acompanhamento dos dados coletados, para garantir o alcance da meta.

4 – Act (A) – Atuar corretivamente – Em caso de a meta não ser atingida, deve-se tomar ações corretivas sobre o desvio (anomalia). É importante registrar todas as anomalias ocorridas para possível análise futura.

O Ciclo SDCA deve ser girado de forma sistemática e disciplinada. 

Baixe agora a planilha PDCA!



TÚLIO MARTINS

2 comentários em “SDCA (Standard- Do-Check-Action)”

Os comentários estão encerrado.