5W1H ou 5W2H - O que é, como fazer e quando utilizar?

5W1H ou 5W2H – O que é, como fazer e quando utilizar?

Antes de mais nada, o 5W1H ou 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores  da empresa. Dessa forma, ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.

Portanto, o método consiste em uma série de perguntas direcionadas ao processo produtivo e permite identificar as rotinas mais importantes, detectando seus problemas e apontando soluções.

É um método muito simples que agiliza todos os processos de uma empresa, ou seja, se tempo significa dinheiro, a empresa pode ganhar ainda mais dinheiro com a ferramenta 5W2H. Além disso, em um mercado altamente competitivo, a falta de planejamento de ações e processos podem gerar inúmeros prejuízos, além de perda de vantagem competitiva.

5w2h
5w2h

É uma ferramenta prática que permite, a qualquer momento, identificar dados e rotinas mais importantes de um projeto ou de uma unidade de produção!

A METODOLOGIA

Sobretudo, é uma ferramenta prática que permite, a qualquer momento, identificar dados e rotinas mais importantes de um projeto ou de uma unidade de produção. Também possibilita identificar quem é quem dentro da organização, o que faz e porque realiza tais atividades. Afinal, o método é constituído de sete perguntas, utilizadas para implementar soluções:

  1. What – O quê? Qual a atividade? Qual é o assunto? O que deve ser medido? Quais os resultados dessa atividade? Quais atividades são dependentes dela? Quais atividades são necessárias para o início da tarefa? Quais os insumos necessários?
  2. Who – Quem? Quem conduz a operação? Qual a equipe responsável? Quem executará determinada atividade? Quem depende da execução da atividade? A atividade depende de quem para ser iniciada?
  3. Where – Onde? Onde a operação será conduzida? Em que lugar? Onde a atividade será executada? Onde serão feitas as reuniões presenciais da equipe?
  4. Why – Por quê? Por que a operação é necessária? Ela pode ser omitida? Por que a atividade é necessária? Por que a atividade não pode fundir-se com outra atividade? Por que A, B e C foram escolhidos para executar esta atividade?
  5. When – Quando? Quando será feito? Quando será o início da atividade? Quando será o término? Quando serão as reuniões presenciais?
  6. How – Como? Como conduzir a operação? De que maneira? Como a atividade será executada? Como acompanhar o desenvolvimento dessa atividade? Como A, B e C vão interagir para executar esta atividade?
  7. How much – Quanto custa realizar a mudança? Quanto custa a operação atual? Qual é a relação custo / benefício? Quanto tempo está previsto para a atividade?

Quando utilizar a metodologia 5W1H OU 5W2H?

Quando utilizar a metodologia 5W1H OU 5W2H?
Quando utilizar a metodologia 5W1H OU 5W2H?

Ainda que a técnica 5W2H é uma ferramenta simples, porém poderosa, para auxiliar a análise e o conhecimento sobre determinado processo, problema ou ação a serem efetivadas, podendo ser usado em três etapas na solução de problemas:

  1. Diagnóstico: assim também na investigação de um problema ou processo, para aumentar o nível de informações e buscar rapidamente as falhas;
  2. Plano de ação: em suma, auxiliar na montagem de um plano de ação sobre o que deve ser feito para eliminar um problema;
  3. Padronização: assim como auxilia na padronização de procedimentos que devem ser seguidos como modelo, para prevenir o reaparecimento de novos modelos.

Metodologia 5W1H ou 5W2H como plano de ação

Contudo o plano de ação 5W1H permite considerar todas as tarefas a serem executadas ou selecionadas de forma cuidadosa e objetiva, assegurando sua implementação de forma organizada.
Para Vasconcelos (2009), um bom plano de ação deve deixar claro, tudo aquilo que deverá ser realizado, sendo assim utilizando a metodologia da qualidade 5W1H para desenvolver um check-list, apontando os seis principais pontos do plano de ação.

PORTANTO Baixe agora a planilha 5W2H!


Vamos aprender mais sobre o PDCA? Claro!



TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

40%

Off

Aprenda Melhoria Contínua de forma Simplificada e Objetiva
Você não pode perder essa oportunidade!