5 Whys – Método dos cinco porquês

Primeiramente, o método dos cinco porquês ou 5 whys foi criado pelo Professor Taiichi Ohno; sendo assim consiste em descobrir, por meio de perguntas, as causas profundas de um determinado problema em questão.

Todavia, essa simples metodologia foi desenvolvida no sistema Toyota de Produção também conhecido como Lean Manufacturing ou ainda Produção Enxuta na década de 80, na fábrica de automóveis da Toyota. Esse modelo e as constantes revoluções tecnológicas e filosóficas fizeram da Toyota uma líder nesse segmento de mercado. A técnica consiste em perguntar 5 vezes o motivo pelo acontecimento de algum problema.

Certamente, a técnica 5 Whys é simples porém efetiva para ajudar a entender as razões (ou causas) da ocorrência de problemas.

Sendo assim, a técnica começa com o estabelecimento do problema e a pergunta “por que o problema ocorreu?” Uma vez que as primeiras causas da ocorrência do problema tenham sido identificadas, é feita novamente a pergunta “por que essas causas ocorreram?” e assim por diante. Contudo, é recomendável não ficar satisfeito com as causas levantadas muito facilmente. Portanto, esse procedimento é repetido pelo menos 5 vezes, e continua até que as causas raízes do problema analisado sejam identificadas.

A análise se torna mais eficaz quando utilizada em equipe (brainstorming); Cada resposta às perguntas feitas deve ser validada (checada) para que não existão inferências (as conclusões devem ser baseadas em fatos).

Geralmente se diz que:

No 1º porquê, temos um sintoma;
No 2º porquê, temos uma desculpa;
No 3º porquê, temos um culpado;
No 4º porquê, temos uma causa;
No 5º porquê, temos a causa raiz.

Exemplo 5 Whys – Máquina de Corte Parada

Exemplo 5 Whys – Máquina de Corte Parada

Definição do Problema: Máquina de corte parou de funcionar

1º Por quê? Houve uma sobrecarga no circuito causando a queima de um fusível;
2º Por quê? Houve lubrificação insuficiente nos rolamentos que por sua vez travaram;
3º Por quê? A bomba de óleo não estava circulando óleo o suficiente;
4º Por quê? A entrada da bomba estava entupida com pequenos pedaços de metais;
5º Por quê? Porque não há filtro na bomba.

Contra-Medida: Especificar e instalar um filtro na bomba de óleo.

“O importante é continuar perguntando até que a causa-raiz seja identificada e eliminada!”

Portanto, você deve baixar agora a planilha 5 Whys neste link.

TÚLIO MARTINS