Primeiramente, o programa Housekeeping, é um conjunto de técnicas da Qualidade Total, que tem como principal objetivo a melhoria do ambiente, possibilitando uma maior eficiência no ensino, gerando mudanças no layout e no comportamento das pessoas.
Contudo, Housekeeping e 5s não se referem à mesma coisa, sendo Housekeeping uma definição ocidental e 5s uma conceituação oriental.
O Housekeeping portanto é uma simplificação do programa 5S, voltado a limpeza e organização, não tendo ênfase na mudança cultural e de longo prazo das mudanças.
As diferenças entre Housekeeping e 5s:
5s:
- Criado pela cultura nipônica;
- Busca a mudança de comportamento das pessoas;
- Aplicável em ambientes onde as pessoas vivem ou trabalham;
- Sua metodologia é comportamental e educativa, e baseia-se na Andragogia, a arte de orientar pessoas adultas a aprender coisas novas;
- A implantação do 5s é pautada na mudança de estilo, assim como em novas formas de fazer as coisas e na revisão e adequação de comportamentos;
- O programa costuma enfrentar barreiras culturais;
- A manutenção é ancorada no envolvimento de todos, em inspeções, em atividades promocionais e em exposições;
- Transformação em médio / longo prazo.

Housekeeping:
- Adaptação do 5s para a cultura ocidental;
- Aplicável em ambientes onde as pessoas transitam;
- Seu principal objetivo são mudanças e melhorias no ambiente e espaço físico da empresa;
- Sua metodologia é baseada na determinação de padrões e procedimentos;
- A implantação do Housekeeping pauta-se principalmente em investimentos;
- Seus principais obstáculos são eventuais barreiras financeiras;
- A manutenção do programa é baseada em auditorias e planos de ação;
- Transformação em curto prazo.
“O Housekeeping, assim como sua tradução, possui o conceito de “arrumar a casa”, sendo um programa voltado para o aspecto físico da empresa, enquanto o 5S está voltado para uma mudança de paradigma no comportamento da empresa. ”
Assim, o programa Housekeeping oferece vários benefícios, como:
- Aumenta o senso de limpeza e organização de toda a equipe;
- Melhora a qualidade de vida no trabalho aos profissionais;
- Reduz riscos ocupacionais;
- Diminui o retrabalho e custos operacionais;
- Melhor uso e conservação dos ativos da empresa;
- Promove a conservação dos equipamentos.


you are in reality a just right webmaster. The site loading pace is incredible.
It seems that you are doing any unique trick. In addition, The contents are masterwork.
you have performed a fantastic activity in this topic!