Primeiramente existem muitos motivos para implantar o 5S e sua implantação é de suma importância para a empresa, devido ao cenário de constantes mudanças, a alta competitividade e a necessidade de atender ao consumidor de maneira adequada, fornecer a seus clientes produtos e serviços com a máxima qualidade e segurança.
A ferramenta da qualidade 5S visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento; bem como estabelecer e manter um ambiente de qualidade em uma organização com ganhos efetivos de produtividade. Diminui o desperdício e se ganha espaço para trabalhar com aquilo que realmente agrega valor à atividade, trazendo à tona as suas necessidades de melhoria.
Do mesmo modo estabelece e organiza locais de trabalho mais eficientes e que permitam melhorar a produtividade facilitando a manutenção, espaços otimizados e layout definido para melhor circulação de pessoas e equipamentos. Assim como a identificação visual e a disponibilidade de ferramentas, mantendo uma organização de armários e prateleiras, que facilitam o encontro de ferramentas, equipamentos e documentos, otimizando o tempo de procura destes objetos.
Conscientiza os colaboradores a manter os locais de trabalho mais limpos e higiênicos da limpeza do chão a separação do lixo, promovendo assim o bem estar, a saúde e a segurança dos mesmos. Assim agrega valor ao produto e ao serviço tornando ambos padrões de qualidade, consequentemente satisfazendo os clientes.
Para a empresa, portanto é fundamental a organização dos setores, de modo a promover a qualquer colaborador a satisfação de trabalhar em um ambiente limpo e organizado, além de agradar os clientes tornando a empresa um ambiente confortável e de confiança.
Motivos para implantar o 5S
- Melhoria da qualidade de vida;
- Melhoria do ambiente de trabalho e das relações humanas;
- Desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Redução do stress das pessoas;
- Informação facilitada;
- Incentivo à criatividade;
- Incremento da eficiência;
- Aumento de ganhos com aumento de produtividade;
- Otimização do espaço;
- Facilidade de encontrar tudo;
- Melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos;
- Prevenção de acidentes;
- Eliminação de desperdício;
- Redução de custos;
- Redução de quebras;
- Detecção precoce de anormalidades;
- Confiabilidade dos dados de controle;
- Renovação de técnicas que precisam ser repensadas;
- Padronização de processos;
- Redução de atos e condições inseguras;
- Eliminação do excesso de objetos;
- Conservação de energia, etc.
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