Grupos Autônomos de Trabalho do TPM

As reuniões dos Grupos Autônomos de Trabalho do TPM têm como objetivo planejar e executar as atividades da metodologia de acordo com os Passos de Manutenção Autônoma utilizando o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act), acompanhando a implementação e gestão dos processos de trabalho dos pilares e tomando ações corretivas para os desvios, atingindo assim os resultados e objetivos do negócio.

Após a grande limpeza o grupo autônomo se reúne semanalmente para discutir as anomalias detectadas no dia da Grande Limpeza, pra isso os grupos utilizam formulários para o preenchimento das etiquetas e discussão dos problemas.

Durante este período o grupo elabora um plano de limpeza e inspeção do equipamento, onde diariamente todos os turnos de trabalho do equipamento realizam as atividades de limpeza e inspeção, de maneira que todos os pontos do equipamento sejam limpos e inspecionados durante a semana, com isso o grupo autônomo além de continuar a identificar as anomalias do equipamento, também o mantém em ótimas condições de limpeza.

Os Grupos Autônomos durante suas reuniões semanais ao discutirem sobre as anomalias encontradas em seu equipamento, sugerem melhorias a serem realizadas no mesmo.

Os dados são levantados semanalmente e mensalmente nos quadros de atividades de manutenção autônoma de cada um dos grupos autônomos, alimentando as planilhas de indicadores as quais geram os gráficos que serão exibidos na análise dos dados.

Para que se obtenha dados concretos é necessário fazer com que os colaboradores integrantes dos grupos autônomos se sintam responsáveis pelo apontamento correto dos dados e entendam a sistemática de apontamento, caso contrário, os mesmos farão os apontamentos de qualquer maneira.

Para a implantação da metodologia é necessário que todos os níveis hierárquicos da empresa estejam comprometidos e que cada colaborador cumpra seu papel.

Guiados pelo Pilar de Manutenção Autônoma, os operadores tornam-se “donos” de suas máquinas, capazes de identificar anomalias e cooperar com a manutenção para a prevenção de falhas. Os mantenedores são orientados pelo Pilar de Manutenção Planejada e compõem também os Grupos Autônomos de cada equipamento, onde trabalham em conjunto com a operação, em busca da quebra zero.

Durante esta discussão além de serem agendadas as datas para a solução das
melhorias, os Grupos Autônomos de Trabalho do TPM sugerem melhorias de manutenção autônoma e temas para a elaboração de LPPs. São também discutidos as anomalias e prazos para a resolução das mesmas são estipuladas.



Gostaria de anunciar que estou #DisponívelParaNegócios e ofereço serviços no LinkedIn. Confira minha página de serviços para saber mais sobre Consultoria de gerenciamento, Treinamento, Treinamento corporativo, Consultoria de negócios, Gestão de projetos, Gestão de mudanças, Formação de equipes, Planejamento estratégico e Suporte ao cliente.

Acesse também: https://tuliomartins.com.br/

#treinamento #gestão #linkedin #negócios #tpm #leanmanufacturing #leansixsigma #leanmaintenance #melhoriacontinua

TÚLIO MARTINS

Especialista em TPM e Engenheiro Mecânico, experiência desenvolvida no segmento industrial em empresas multinacionais e nacionais, com foco em TPM (Total Productive Maintenance), Gestão da Manutenção, Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, WCM (World Class Manufacturing), e desenvolvimento de projetos para redução de custos.

Líder e Colíder dos pilares de Manutenção Autônoma e Manutenção Profissional do TPM.

Liderei e participei de diversos projetos junto com os Grupos Autônomos de Trabalho do TPM, como: (i) implantação do 5S e TPM (linhas de passo 1 a 6 de MA), (ii) redução a zero defeitos de qualidade gerados por máquina, (iii) extensão da vida útil dos componentes, (iv) eliminação de quebra de equipamentos, (v) aumento da eficiência técnica das instalações e máquinas, (vi) redução das áreas de difícil acesso e fontes de contaminação, (vii) retrofit de máquinas industriais, (viii) automatização dos sistemas de aperto em linhas de produção, (ix) eliminação de riscos de acidentes e condições inseguras.

Professor convidado para bancas de avaliações de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), do curso de Engenharia Mecânica.