Sistema Enxuto

Sistema Enxuto

É grande o número de empresas que têm investido em atividades voltadas à eliminação de desperdício, como: Kaizen (melhoria contínua), Sistema JIT/Kanban, Teoria das Restrições – Theory of Constraints (TOC), Seis Sigma, Reengenharia e outros. Alguns deles produzem o mesmo resultado de vitórias isoladas contra as perdas, às vezes bons resultados, mas há episódios de fracasso na melhoria do todo, devido à falta de um conhecimento mais profundo e amplo dessas atividades, ou pelo fato de elas não se articularem, dentro de um sistema.

Grande parte desses casos ocorre porque muitas empresas perderam de foco o valor para o cliente e a maneira de criá-lo. Essa posição faz com que mesmo as economias dos países mais avançados fiquem estagnadas.

Para que essa prática mude, há necessidade de instituir-se um “pensamento enxuto”, ajudando as empresas a especificarem claramente o valor, alinhando todas as atividades que criam valor para um produto específico ao longo de uma cadeia de valor, fazendo com que esse valor flua uniformemente, de acordo com as necessidades do cliente.

O sistema de Manufatura Enxuta

Está vinculado à estratégia da empresa de forma que as metas corporativas sejam atingidas. Caracterização da Empresa, e podem ser classificadas como:

  • Metas para manter: também chamadas de Metas Padrão, são atingidas por meio de operações padronizadas.
  • Metas para melhorar: para que se atinjam essas novas metas, ou novos resultados, deve-se modificar a “maneira de trabalhar”, ou seja, modificar os procedimentos operacionais padrão.
  • As metas estabelecidas pela alta administração são necessárias para que o grupo atinja seus objetivos.
  • A empresa estudada, para fins deste trabalho, assim como outras, no Brasil, tem buscado, de uma forma ou de outra, implementar um processo de transformação fazendo uso da filosofia enxuta e de algumas técnicas, como Kaizen, JIT e Kanban.

O sistema LS tem procurado encontrar maneiras de fazer com que as pessoas pensem em fluxo, em lugar de pensar em processos discretos de produção, fazendo com que seja implementado o sistema enxuto, em vez de processos isolados de melhoria.

Na Tabela 1, mostra-se os comparativos entre as atividades de fabricação com o conceito tradicional e aquelas de fabricação com o conceito enxuto:

Sistema-Enxuto-x-Tradicional

Tabela 1 – Comparativos entre a fabricação tradicional e enxuta

Dessa forma, as melhorias ocorreram de forma sistêmica e permanente, e eliminaram, não só os desperdícios, mas também as respectivas fontes geradoras, que nunca deveriam retornar. Para isso, encontra-se, dentro do LS, um pacote das principais ferramentas que foram utilizadas para suportar o sistema, podendo-se citar: 5S, 5T, 5w1h, Golden zone, spaguetti chart, Vsm, Just-In-Time e Sistema de Puxar (Kanban), Trabalho Padrão, Fluxo Contínuo, Sistema à Prova de Erros, e outras complementares.

TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

40%

Off

Aprenda Melhoria Contínua de forma Simplificada e Objetiva
Você não pode perder essa oportunidade!