SENSO DE UTILIZAÇÃO

O 1º S dos 5S´s – Seiri – O senso de utilização

Primeiramente, o senso de utilização, favorece a eliminação do desperdício de inteligência, tempo e matéria-prima. Então, significa usar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando desatualizações e carências. Portanto, todos os funcionários devem identificar e manter no seu lugar os itens verdadeiramente úteis ao seu serviço. Em suma, alguns autores, denominam este primeiro senso, senso de separação, enfatizando o objetivo de separar as coisas necessárias das desnecessárias a partir de critérios de estratificação, classificando os objetos segundo a ordem de importância.

Contudo o ‘senso de utilização’ consiste em deixar na área de trabalho somente o que é extremamente necessário. Significa usar recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, como por exemplo, identificando materiais, equipamentos, ferramentas, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

Deve-se eliminar não só os desperdícios de coisas materiais, como também as tarefas desnecessárias, analisando o trabalho, e evitando assim esforços desnecessários. Porém, o senso de utilização pressupõe que além de identificar excessos e/ou desperdícios, estejamos também preocupados em identificar “o porquê do excesso” de modo que medidas preventivas, não reacionárias, sejam adotadas para que os acúmulos destes excessos não ocorram novamente.

Senso de Utilização - 5S
Senso de Utilização – 5S

No entanto, o hábito de guardar é um instinto natural das pessoas e encontramos muitas barreiras quando desejamos descartar algo. Todavia, se quisermos ter sucesso neste senso devemos transpor estas barreiras, pois o ponto chave deste é saber identificar o necessário e dispor do desnecessário.

Para implementar o senso de separação deve-se realizar algumas ações, dentre elas estão:

  • Analisar tudo que está no local de trabalho;
  • Separar o que é necessário do que não é;
  • Verificar a utilidade de cada coisa e manter o estritamente necessário;
  • Adequar os estoques às necessidades;
  • Criar o hábito de compartilhar os materiais de trabalho com os demais;
  • Promover o “Dia da Limpeza ou Descarte”, quando todos devem selecionar os itens desnecessários a execução de suas tarefas e dar um destino adequado a eles.

Ao implantar este senso alguns benefícios serão notados, como por exemplo, a liberação de espaço físico, a diminuição de acidentes, a diminuição de custos de manutenção, a reutilização de recursos, a melhoria do ambiente de trabalho, entre outros. Mas, para que esse esforço perdure e não continuemos vivendo com o desnecessário, devemos adotar alguns hábitos, como: adquirir somente o que precisar, fornecer apenas se os outros precisarem. Uma frase pode expressar o significado do SEIRI: A organização gera eficiência.

Para o Seiri, 1s, Senso de Utilização, foram elaboradas as seguintes perguntas:

Seiri = Utilização
Seiri = Utilização
  1. Existem materiais e objetos em excesso ou desnecessários no posto de trabalho (sobre as máquinas, nos armários, arquivos, gavetas e estantes)?
  2. As ferramentas/equipamentos de trabalho estão em bom estado e têm fácil acesso?
  3. A quantidade de armários, prateleiras, cadeiras, coletores de lixo está adequada?
  4. Os materiais necessários as execuções da tarefa estão disponíveis em um local designado para eles (matéria prima, suprimentos, sobressalentes)?
  5. Como os locais reservados para guarda de materiais estão sendo usados?
  6. Existem espaços reservados para circulação e os mesmos estão desobstruídos?
  7. Os quadros de avisos são adequados, na quantidade necessária e com informações claras e atualizadas?
  8. Os equipamentos de segurança e emergência estão nos locais demarcados e suas inspeções estão em dia?
  9. Os documentos existentes na área são de fato necessários e estão atualizados e disponíveis para consulta (normas, procedimentos, APT’s)?
  10. Existem impressões abandonadas nas impressoras ou nos coletores de lixo?
  11. Os materiais removidos na limpeza já foram descartados?
TÚLIO MARTINS

1 comentário em “O 1º S dos 5S´s – Seiri – O senso de utilização”

Os comentários estão encerrado.

WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

Baixe agora!

checklist 5S grátis agora!