Tipos de Manutenção

Tipos de Manutenção

Os vários tipos de manutenção surgiram devido a maneira como é feita a intervenção em cada sistema, equipamentos ou instalações. A partir daí foram definidos alguns tipos principais de manutenção:

  • Manutenção corretiva não-planejada;
  • Manutenção corretiva planejada;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção detectiva;
  • Engenharia de Manutenção.

Manutenção Corretiva

Manutenção corretiva é a intervenção para a correção da falha ou do desempenho abaixo do esperado.

Podemos ter duas condições específicas que levam à manutenção corretiva:

  • O equipamento apresenta desempenho deficiente apontado pelo acompanhamento das variáveis operacionais.
  • Ocorrência de falha

A manutenção corretiva divide-se em duas:

  • Manutenção corretiva não programada
  • Manutenção corretiva programada

Manutenção Corretiva Não Programada

É quando já ocorreu a quebra inesperada do equipamento, sem que haja tempo para o planejamento ou a previsão.

Manutenção Corretiva Programada

Esse tipo de manutenção é a correção do desempenho menor do que o esperado ou da falha do equipamento, decidida pelo responsável.

Manutenção Preventiva

Esse tipo de manutenção é feito com base nos históricos, dados de confiabilidade e experiência no uso do equipamento. A manutenção preventiva está baseada em dados que nem sempre remetem a verdadeira condição do equipamento em questão, podendo assim ocasionar erro. Mas há casos, e só nesses casos que esse tipo de manutenção é necessária: quando não é possível aplicar a manutenção preditiva; aspectos de segurança da instalação ou ainda pessoal; equipamentos críticos de difícil liberação operacional; afeta o meio ambiente ou ainda sistemas nem complexos ou operação contínua.

A manutenção corretiva atua na quebra, enquanto a manutenção preditiva visa evitar que a quebra aconteça, no entanto, os dois tipos de manutenção apresentam alto custo de aplicação, conforme mostra o gráfico abaixo:

Tipos-de-Manutenção-Preventiva

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva, também chamada de manutenção sob condição ou ainda manutenção com base no estado do equipamento, pode ser definida como sendo, a manutenção que é feita com dados previamente analisados, através do acompanhamento dos parâmetros ou condição de desempenho do equipamento ou instalação.

O principal objetivo dessa manutenção é a prevenção de falhas, através do acompanhamento de alguns parâmetros, permitindo que o equipamento continue em funcionamento pelo maior período de tempo possível, ou seja, ela consegue mostrar o nível de disponibilidade e confiabilidade do equipamento ou instalação, sem promover a intervenção, porque todos esses dados são obtidos com o equipamento produzindo. A partir daí a medida que, a disponibilidade determinada item vai baixando, faz-se a intervenção.

Manutenção Detectiva

Apesar de ser um nome novo no Brasil, e por algumas vezes também confundida com a manutenção corretiva planejada, esse tipo de manutenção tem como objetivo detectar falhas ocultas ou imperceptível em equipamentos em equipamentos e/ou sistemas de proteção e de comandos, durante os períodos de inspeção em que é realizado por pessoal qualificado.

Essa manutenção é específica para sistemas automatizados, onde seu controle é feito com base em comandos de sistemas e circuitos (ex: geradores). Podemos entender que quanto maior o emprego da automação e dos instrumentos de comando, maior será a necessidade de se utilizar das ações da manutenção detectiva.

Engenharia de Manutenção

É o ramo da engenharia voltado estritamente para a aplicação dos conceitos para otimizar os equipamentos, os processos e orçamentos, a fim de alcançar maior e melhor manutenibilidade, confiabilidade e disponibilidade dos mesmos.

Irá definir a parte técnica do departamento, modo operacional e os meios a serem utilizados, desenvolver métodos e processos, estudos de melhores práticas da manutenção. Criar as condições necessárias para a função manutenção adote o pensamento lean.


Manual completo e objetivo de TPM!

Um Manual Completo e Objetivo que ensina a você sobre a metodologia TPM e seus 8 pilares de forma simplificada, clara e breve. Clique aqui para adquirir!

TÚLIO MARTINS

1 comentário em “Tipos de Manutenção”

Os comentários estão encerrado.

WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

tenho uma oferta para você!

E-book-TPM-01

Sua oportunidade de adquirir um manual de TPM Completo para você avalancar os resultados de qualquer empresa + Bônus!