Os vários tipos de manutenção surgiram devido a maneira como é feita a intervenção em cada sistema, equipamentos ou instalações. A partir daí foram definidos alguns tipos principais de manutenção:
- Manutenção corretiva não-planejada;
- Manutenção corretiva planejada;
- Manutenção preventiva;
- Manutenção preditiva;
- Manutenção detectiva;
- Engenharia de Manutenção.
Manutenção Corretiva
Manutenção corretiva é a intervenção para a correção da falha ou do desempenho abaixo do esperado.
Podemos ter duas condições específicas que levam à manutenção corretiva:
- O equipamento apresenta desempenho deficiente apontado pelo acompanhamento das variáveis operacionais.
- Ocorrência de falha
A manutenção corretiva divide-se em duas:
- Manutenção corretiva não programada
- Manutenção corretiva programada
Manutenção Corretiva Não Programada
É quando já ocorreu a quebra inesperada do equipamento, sem que haja tempo para o planejamento ou a previsão.
Manutenção Corretiva Programada
Esse tipo de manutenção é a correção do desempenho menor do que o esperado ou da falha do equipamento, decidida pelo responsável.
Manutenção Preventiva
Esse tipo de manutenção é feito com base nos históricos, dados de confiabilidade e experiência no uso do equipamento. A manutenção preventiva está baseada em dados que nem sempre remetem a verdadeira condição do equipamento em questão, podendo assim ocasionar erro. Mas há casos, e só nesses casos que esse tipo de manutenção é necessária: quando não é possível aplicar a manutenção preditiva; aspectos de segurança da instalação ou ainda pessoal; equipamentos críticos de difícil liberação operacional; afeta o meio ambiente ou ainda sistemas nem complexos ou operação contínua.
A manutenção corretiva atua na quebra, enquanto a manutenção preditiva visa evitar que a quebra aconteça, no entanto, os dois tipos de manutenção apresentam alto custo de aplicação, conforme mostra o gráfico abaixo:
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva, também chamada de manutenção sob condição ou ainda manutenção com base no estado do equipamento, pode ser definida como sendo, a manutenção que é feita com dados previamente analisados, através do acompanhamento dos parâmetros ou condição de desempenho do equipamento ou instalação.
O principal objetivo dessa manutenção é a prevenção de falhas, através do acompanhamento de alguns parâmetros, permitindo que o equipamento continue em funcionamento pelo maior período de tempo possível, ou seja, ela consegue mostrar o nível de disponibilidade e confiabilidade do equipamento ou instalação, sem promover a intervenção, porque todos esses dados são obtidos com o equipamento produzindo. A partir daí a medida que, a disponibilidade determinada item vai baixando, faz-se a intervenção.
Manutenção Detectiva
Apesar de ser um nome novo no Brasil, e por algumas vezes também confundida com a manutenção corretiva planejada, esse tipo de manutenção tem como objetivo detectar falhas ocultas ou imperceptível em equipamentos em equipamentos e/ou sistemas de proteção e de comandos, durante os períodos de inspeção em que é realizado por pessoal qualificado.
Essa manutenção é específica para sistemas automatizados, onde seu controle é feito com base em comandos de sistemas e circuitos (ex: geradores). Podemos entender que quanto maior o emprego da automação e dos instrumentos de comando, maior será a necessidade de se utilizar das ações da manutenção detectiva.
Engenharia de Manutenção
É o ramo da engenharia voltado estritamente para a aplicação dos conceitos para otimizar os equipamentos, os processos e orçamentos, a fim de alcançar maior e melhor manutenibilidade, confiabilidade e disponibilidade dos mesmos.
Irá definir a parte técnica do departamento, modo operacional e os meios a serem utilizados, desenvolver métodos e processos, estudos de melhores práticas da manutenção. Criar as condições necessárias para a função manutenção adote o pensamento lean.
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