O que é PCM?

O que é PCM na manutenção?

PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção, uma área estratégica dentro do setor de manutenção da empresa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Planejamento e Controle de Manutenção é uma área “filha” da manutenção e serve de apoio tático e estratégico para as atividades de manutenção.

Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) nada mais é do que um conjunto de ações que visam preparar, programar, verificar resultados da execução das atividades de manutenção contra valores previamente estabelecidos, adotando medidas de correção de desvios para alcançar os objetivos da missão de uma empresa.

Esse setor é responsável por gerenciar e controlar todas as atividades de manutenção de uma determinada empresa. Todos os dados relativos à manutenção são administrados pelo planejamento e controle de manutenção, como custos, tempo de manutenção, estado de conservação dos equipamentos, índices de disponibilidade, tempo médio entre falhas, dentre outros.

Quais são as suas atribuições do PCM?

Criação do cronograma

O cronograma é uma ferramenta fundamental para orientar os trabalhos e garantir o fluxo das atividades. Dessa forma, crie um cronograma de acordo com as ações determinadas.

Programação de parada

Programar uma parada também é outra atividade muito importante em sua rotina de trabalho. Ela serve para manter o estado dos equipamentos e reparar danos e outros riscos.

Instrução de serviço para as manutenções

O próximo passo descreve os processos que serão realizados pela equipe de manutenção. Aqui, é preciso informar detalhadamente sobre todos os dados, listando tudo o que deve ser feito, como:

  • Limpeza de máquinas;
  • Troca de peças;
  • Lubrificação e troca de óleos;
  • Rotinas de inspeção.

Planejamento dos recursos

Conforme as ações descritas nas instruções de serviços fazem-se o planejamento dos recursos necessários como peças, componentes, materiais diversos e mão de obra. Portanto, é indispensável planejar e conhecer o que se tem à disposição.

Acompanhamento

Acompanhar resultado é uma de suas principais funções. Tudo aquilo que foi planejamento no PCM deve ser analisado e comparado com os resultados obtidos.

Instrumentação

Trata-se da coleta de dados contínua. Em outras palavras, o acompanhamento só é efetivo quando você analisa resultados e faz o planejamento preditivo e acumulativo, considerando as seguintes informações:

  • Tempo de trabalho da máquina;
  • Quantidade produzida;
  • Pressão;
  • Temperatura;
  • Vibração.

Objetivos do PCM

Os objetivos do setor de Planejamento e Controle da Manutenção são bem simples: Garantir e elevar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, garantindo a produtividade de todos os recursos da manutenção.

Referência:

PCM — Compreenda a importância do planejamento e controle da manutenção. [S. l.], 2018. Disponível em: https://blog.engeman.com.br/pcm-compreenda-a-importancia-do-planejamento-e-controle-da-manutencao/. Acesso em: 13 mar. 2019.

TELES, Jhonata. PCM Descomplicado – Planejamento e Controle de Manutenção. [S. l.], 2018. Disponível em: https://engeteles.com.br/pcm-descomplicado/. Acesso em: 13 mar. 2019.

GAZOLLI, LEONARDO. Como um aplicativo pode ajudar no seu PCM – Planejamento e controle da manutenção. [S. l.], 24 jul. 2018. Disponível em: https://blog.contelege.com.br/aplicativo-pcm-planejamento-e-controle-da-manutencao/. Acesso em: 13 mar. 2019.

PCM e as fases do planejamento: tudo que você precisa saber!. [S. l.], 2018. Disponível em: https://blog.engeman.com.br/pcm-e-as-fases-do-planejamento/. Acesso em: 13 mar. 2019.

TÚLIO MARTINS

2 comentários em “O que é PCM na manutenção?”

  1. Sou Planejador de equipamentos dinâmicos na Revap, cuido do planejamento de compressores, geradores, sopradores e etc.
    Aqui os planejadores tem apoio de técnicos de materiais… que nos ajuda com o contato com os setores de suprimentos e almoxarifado…
    Aprendi que ajuda muito na rotina de PCM o apoio de um técnico de material

Os comentários estão encerrado.