O que é manutenção? É o setor que conserta algo quando quebra? Não mais! Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.
A manutenção, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas épocas mais remotas. Começou a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiram os primeiros técnicos em montagem e assistência. Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou se, como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No princípio da reconstrução pós guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão alicerçaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia de manutenção.
Conceitos em Manutenção
- Pode ser considerada como a engenharia do componente uma vez que estuda e controla o desempenho de cada parte que compõem um determinado sistema;
- Pode ser considerada como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Por exemplo:
- Lubrificação de engrenagens = conservação;
- Retificação de uma mesa de desempeno = restauração;
- Troca do plugue de um cabo elétrico = substituição;
- Substituir o óleo lubrificante no período recomendado pelo fabricante = prevenção.
Em suma, manutenção é atuar no sistema (de uma forma geral) com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produção, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos.
De uma maneira geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos:
- Manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos;
- Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.
Portanto, saber o que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos lhe ajudará a prolongar a vida útil dos produtos, evitar paradas na linha de produção e analisar com eficácia os planos e gerenciamentos de determinadas etapas importantes em todo processo industrial.
Tipos de Manutenção
Ela pode ser dividida em planejada e não planejada:
Não planejada:
CORRETIVA (BDM) – É intervir apenas quando o componente quebrou.
EX: A lâmpada queimou!
Planejada PM:
CÍCLICA (TBM) – É definir ciclos de intervenção em intervalos regulares de tempo ou de utilização, a fim de evitar falhas.
EX: Substituição do filtro a cada 06 meses.
PREDITIVA (CBM) – É baseada no fato de que a maioria das falhas não ocorre de forma instantânea e súbita, mas se desenvolve ao longo do tempo. Baseada nas condições operacionais do componente e não em conhecimentos estatísticos do fenômeno.
EX: Medição de vibração, análise de óleo, termografia.
PROATIVA (CM) – Significa alterações nas máquinas para obter uma melhor manutenção e/ ou confiabilidade. Para não ser usada indevidamente, você deve investigar a relação custo-benefício.
EX: Instalação de um sensor de desgaste nas lonas de freio eliminou a necessidade de inspecionar os travões (melhorando a capacidade de manutenção).
AUTÔNOMA (AM) – Atividades realizadas diariamente pelos operadores nos equipamentos, visando preservar o equipamento que opera.
EX: Limpeza, inspeção, lubrificação, substituição de peças, pequenos reparos. Toda atividade que possa ser realizada pelos operadores.