O que é Manutenção?

Manutenção? O que é Manutenção?

O que é manutenção? É o setor que conserta algo quando quebra? Não mais! Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.

A manutenção, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas épocas mais remotas. Começou a ser conhecida com o nome de manutenção por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o surgimento do relógio mecânico, quando surgiram os primeiros técnicos em montagem e assistência. Tomou corpo ao longo da Revolução Industrial e firmou se, como necessidade absoluta, na Segunda Guerra Mundial. No princípio da reconstrução pós guerra, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão alicerçaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia de manutenção.

Conceitos em Manutenção

  1. Pode ser considerada como a engenharia do componente uma vez que estuda e controla o desempenho de cada parte que compõem um determinado sistema;
  2. Pode ser considerada como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção. Por exemplo:
  • Lubrificação de engrenagens = conservação;
  • Retificação de uma mesa de desempeno = restauração;
  • Troca do plugue de um cabo elétrico = substituição;
  • Substituir o óleo lubrificante no período recomendado pelo fabricante = prevenção.

Em suma, manutenção é atuar no sistema (de uma forma geral) com o objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produção, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos.

De uma maneira geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos:

  1. Manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos;
  2. Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.

Portanto, saber o que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos lhe ajudará a prolongar a vida útil dos produtos, evitar paradas na linha de produção e analisar com eficácia os planos e gerenciamentos de determinadas etapas importantes em todo processo industrial.

Tipos de Manutenção

Tipos de Manutenção

Ela pode ser dividida em planejada e não planejada:

Não planejada:

CORRETIVA (BDM) – É intervir apenas quando o componente quebrou.
EX: A lâmpada queimou!

Planejada PM:

CÍCLICA (TBM) – É definir ciclos de intervenção em intervalos regulares de tempo ou de utilização, a fim de evitar falhas.
EX: Substituição do filtro a cada 06 meses.

PREDITIVA (CBM) – É baseada no fato de que a maioria das falhas não ocorre de forma instantânea e súbita, mas se desenvolve ao longo do tempo. Baseada nas condições operacionais do componente e não em conhecimentos estatísticos do fenômeno.
EX: Medição de vibração, análise de óleo, termografia.

PROATIVA (CM) – Significa alterações nas máquinas para obter uma melhor manutenção e/ ou confiabilidade. Para não ser usada indevidamente, você deve investigar a relação custo-benefício.
EX: Instalação de um sensor de desgaste nas lonas de freio eliminou a necessidade de inspecionar os travões (melhorando a capacidade de manutenção).

AUTÔNOMA (AM) – Atividades realizadas diariamente pelos operadores nos equipamentos, visando preservar o equipamento que opera.
EX: Limpeza, inspeção, lubrificação, substituição de peças, pequenos reparos. Toda atividade que possa ser realizada pelos operadores.

E-BOOK TPM SIMPLIFICADO (12)
TÚLIO MARTINS
WeCreativez WhatsApp Support
Estou disponível para lhe atender, deixe sua pergunta...
👋 Olá, sou o Túlio, como posso ajudar?

tenho uma oferta para você!

E-book-TPM-01

Sua oportunidade de adquirir um manual de TPM Completo para você avalancar os resultados de qualquer empresa + Bônus!